Educação

terça-feira, 2 de agosto de 2011

SÍNTESE DO LIVRO

ALMEIDA, RD.PASSINI, Ey. O espaço geográfico ensino e representação. 15. Ed. São Paulo: contexto 2008.

Ao falar sobre o domínio espacial no contexto escolar, pudemos analisar a importância de se trabalhar essa temática desde o nascimento do bebê, utilizando assim a psicomotricidade, trabalhando o corpo como o centro referencial inicial de orientação no espaço.
Desde os primeiros meses de vida do ser humano delineiam-se as impressões e percepções referente ao domínio espacial, ”ou seja,” quando a criança começa a percebe-se no espaço.Como relata Piaget ao se retratar sobre o período- sensório-motor .Inicialmente quando começa mamar, arrastar-se, engatilhar –se e andar,sendo que na escola cabe ao professor, utilizar método que do meio social da criança a qual está inserida.Ponto de referência concreta.
Ao se trabalhar com a criança noções de localização como longe, perto, dentro,sendo assim a mesma começa ter uma percepção do que está em sua volta, tornando apto á através de desenhos ou referências ou mapas saber sua posição como um todo, ou seja , utilizando já a leitura cartográfica.
Para que seja, trabalhado essa leitura de forma eficaz o docente deve considerar que essa aprendizagem se dá através do conhecimento que a mesma tem do seu espaço. Utilizando desenhos, legendas e os diferentes mapas.Tornando assim indivíduos capazes de ler e entender (mapear) e através deste se localizar, e para o aluno Ser um bom leitor de mapa ele deve primeiro construir conceitos e noções de comprimentos para então torna-se um leitor eficaz.
A criança ao se relacionar com espaço ela utilizar pequenas referências como Por exemplo: Farmácias, casas, escolar, casa do vizinho dentre outros..e principalmente utilizar o seu corpo como um ponto referencial e tomada de consciência do espaço corporal.

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