Educação

terça-feira, 2 de agosto de 2011

O QUE AS CRIANÇAS PENSAM SOBRE OS NÚMEROS
·         Pesquisas revelam que as crianças não aprendem os números seguindo a ordem da série, ou seja, de um em um, estabelecendo relações de vários tipos para identificar os números e produzir suas escritas. Por exemplo:
·         Conhecem os números redondos e suas seqüências – 10, 20, 30, 40 etc.; 100, 200, 300, 400, 500 etc.; 1.000, 2.000, 3.000, 4.000 etc. –, mas não sabem os números que estão nos intervalos.
·         Relacionam o “nome do número” com a forma de escrevê-lo. Por exemplo: se o nome de um número é quarenta e seis e o do outro é quarenta e três, a escrita desses dois números deve começar com 4, pois falamos quarenta, que se parece com o quatro. Se fosse cinqüenta, escreveriam o 5. (Observe que o número vinte é uma irregularidade, pois seu nome não estabelece relação com o número 2.)
·         As crianças acham que,“quanto maior é a quantidade de algarismos de um nº, maior  o número.Hoje, sabemos que as crianças são capazes  de indicar qual é o maior número de uma listagem, mesmo sem conhecer as regras do sistema de numeração decimal. Observam a quantidade de algarismo de presentes em sua escrita, o e, muitas vezes, afirmam por exemplo, que 845 é maior que 98 porque tem mais números  Ao comparar números como 68 e 87, as  crianças afirmam que 87 é maior porque o 8, que vem primeiro na escrita desse número, é maior que 6, que vem primeiro na escrita do outro.Assim, ao comparar números de igual quantidade de algarismos, as crianças dizem que “maior é aquele que começa com o número maior, pois é o “primeiro que manda”.Porém, não percebem ainda, que o “primeiro é quem manda” porque representa agrupamentos de 10.Embora as crianças ainda não conheçam as regras de agrupamentos e trocas, elas identificam que a posição do algarismo no número cumpre um papel importante no nosso sistema de numeração, isto é, o valor de um algarismo na escrita depende do lugar em que está localizado, em relação aos outros algarismos
·         As crianças  costumam dizer que “escrevem do jeito que a professora fala.Quando a criança faz a escrita numérica em correspondência com a numeração falada, escreve os números de forma não convencional. Alguns alunos recorrem à justaposição de escritas para escrever números , e as organizam de acordo com a fala. Assim, muitas vezes, para representar por 546, Podem escrever : 500406 ou 50046.

È importante que sejam planejadas atividades (dentre elas ditado de números)que envolvam os seguintes números :

- "Opacos": aqueles que não explicitam, em sua forma oral, o princípio aditivo e multiplicativo do sistema de numeração: do 1 ao 15.

- Redondos: 10, 20, 50, 90, 100, 1000.

- Os que explicitam as relações aditivas e multiplicativas: 86 (80 mais 6), 134 (100 mais 30 mais 4) 100 000 (100 vezes 1000).

- Familiares: os de uso social freqüente, que aparecem nas notas de real (100, 50, 20, 10, 5, 2 e 1), moedas (25) e datas (2006, 2007).

- Os que podem ser compostos com base em outros já ditados: 150 (se você já ditou o 100 e o 50).

- Com algarismos iguais: 555, o que pode levar os pequenos a fazer algum tipo de variação na escrita dos algarismos em função de seu valor posicional (500505).

- Os que são formados pelos mesmos algarismos de outro já ditado, porém invertidos: 52 e 25.





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