Educação

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Jornal pedagógico
Prova Brasil
Escala língua portuguesa


Ao se trabalhar textos curtos como contos infantis, historias em quadrinhos e convites, os alunos da 4ª e da 8º séria, devem identificar a finalidade do texto, reconhecer elementos como o personagem principal, localizar informações explícitos que completem o enunciados da questão, estabeleçam relação de causa e conseqüência, em textos verbais e não verbais e conheçam expressões próprias da linguagem coloquial, identificando marcas lingüísticas que evidenciam os elementos que compõem uma narrativas e interprete textos com material gráfico diversos e com auxilio de elemento não-verbais em historias em quadrinhos, tirinhas e poemas, identificando características e ações das personagem.
E importantes que o sujeito aprendiz possa compreender narrativas mais complexas e incorpore novas tipologias textuais como ler e interpretar matérias de jornal, textos enciclopédicos, poemas longos e prosas poéticas e assim eles passam reconhecer as relações semânticas expressadas por advérbio ou locuções adverbais e por verbos e identificar a finalidade de uns textos jornalísticos.
A partir destes gêneros textuais como também anedotas, fábulas e textos com linguagens gráficas pouco usuais, narrativa complexas, poética, informativos longos ou com informações cientifica assim o aluno consegue desenvolver algumas habilidades especificas principalmente a lingüística, pois o mesmo utilizar variedade de gêneros textuais e estabelece relações entre as mesmas e o seu cotidiano se colocando em posição de autor e leitor tornando cada vez mais indivíduos críticos e reflexivos em uma sociedade que impõem conhecimento e interpretação em todos os contextos do conhecimento.
 Só que ainda encontramos alunos  da 4ª e da 8ª sérias que não consegue desenvolver algumas habilidades lingüística pelo fato que o docentes só transmite o conhecimento sem significação par o mesmo, como acreditar que o aluno só aprende fazendo tarefa especifica e decorando resposta como diz Piaget uma tábua rasa copiou e colou, não dando espaço ar produzir, inventa, questionar-se, errar e acertar, dando-os  varias possibilidade de gêneros textuais para que possa cada vez mais desenvolver-se o  seu senso critico e utilizar a sua inteligência lingüística em vários contextos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário