Educação

terça-feira, 2 de agosto de 2011

ÁREA: História.
TEMA: Minha localidade
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü Reconhecer algumas semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais, de dimensão cotidiana, existentes no seu grupo de convívio escolar e na sua localidade.
CONTEÚDOS:
  • Os Bairros;
  • A cidade;
  • O município;
  • A mulher na sociedade.
AÇÕES METODOLÓGICAS:
            A docente deve esperar a conclusão do acolhimento feito no pátio com todas as crianças, após o acolhimento conduzir os alunos para a sala de aula. Após as crianças se acomodarem em sala a docente solicitará que elas copiem o cabeçalho. Depois que os alunos copiarem o cabeçalho a docente os questionará:
  1. Qual o nome do nosso bairro?
  2. Qual o nome da nossa cidade ou município?
  3. As mães de vocês trabalham em nosso bairro?
  4. Qual a constituição do nosso bairro? Tem muitas lojas? Hospitais? Bancos? Lotéricas? Como é o transporte do nosso bairro?
Após as respostas das crianças a docente fará uma explicação sobre o que é o Bairro, como ele é formado. E explicará sobre o que é uma cidade e um município, como eles são formados ou fundados. Esta explicação consiste em:
Bairro é uma comunidade ou região dentro de uma cidade ou município;
Cidade é o complexo demográfico formado social e economicamente.
Como a cidade é o complexo demográfico ele pode englobar vários municípios, desde que estejam pertos.
O município ou concelho é uma unidade de divisão territorial e de divisão administrativa de determinados países. Em geral, podem distinguir-se três tipos de municípios:
  • Urbanos - municípios constituídos exclusivamente, ou quase, por território urbanizado;
  • Rurais - municípios constituídos por um ou mais núcleos populacionais de pequenas dimensões e por território não urbanizado relativamente vasto;
  • Mistos - municípios que compreendem quantidades significativas quer de território urbano, quer de território rural.
Após toda a explicação a docente solicitará que os alunos respondam do livro a atividade da pagina 36 e 37. Após a realização da atividade a docente fará a correção jutamente com os alunos. Ao corrigir a atividade a docente questionará sobre as funções de trabalho exercidas por mulheres dentro do bairro associando as respostas dos questionamentos do inicio da aula.
RECURSOS:
  • Livro didático
AVALIAÇÂO:
            Verificar a resolução da atividade proposta, o grau de dificuldade apresentado pelos alunos e compreensão do conteúdo no decorrer das colocações feitas pelos alunos.      
REFERÊNCIAS:
ACKER, Ricardo Van. Mundo para todos: História, 3º ano. São Paulo: Edições SM, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino Fundamental. Vol. 5. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Wikipédia, a enciclopédia livre. Bairro. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bairro. Acesso em: 27 de abril de 2011. Às 20h 45 min.
Wikipédia, a enciclopédia livre. Cidade. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cidade. Acesso em: 27 de abril de 2011. Às 20h 45 min.
Wikipédia, a enciclopédia livre. Município. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Munic%C3%ADpio. Acesso em: 27 de abril de 2011. Às 20h 45 min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário