Educação

terça-feira, 2 de agosto de 2011

ANÁLISE DE TEXTO

1.Titulo do texto:

Caracterização da área de geografia;
Conhecimento geográfico: Característica e importância social;
Aprender e ensinar geografia no ensino fundamental.

2. Referência:

BRASIL. Ministro da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia. 3ed. Brasília: Secretaria da educação Fundamental, 2001.v.s.P.103-124

3.Idéias principais:

  • Há um processo de discussão sobre a maneira de como o estudo da geografia ao longo do tempo vem sendo abordado.
  • O estudo do espaço geográfico tendo como foco a identificação e a relação de que a paisagem representa a heranças das sucessivas relações entre tempo-sociedade e a natureza. Sobe o ponto de equilíbrio da esfera social.
  • Que o processo do estudo da geografia permita aos alunos nesse período de oito anos construam um conjunto de vastos conhecimentos.
  • Que os conhecimento adquirido de estudo da geografia der aos alunos competência para a construção de seu espaço geográfico dentro dos valores que regem a sociedade.

4.Argumentos do autor:

  • Ele se refere sobre as tendências da geografia sob o ponto de vista da influência das praticas de ensino, já que a geografia tradicional partiu da influência que os professores licenciados sofreram da escola francesa.
  •  Pois a geografia ao logo do tempo aborda a neutralidade do discurso cientifico. Tendo a abordagem da relação do cientifico com a natureza de forma objetiva buscando formular leis gerais e interpretações.
  •  Todavia essa tendência apesar da valorização do homem como sujeito histórico, ela não fazia uma inter-relação do homem-natureza-relações sociais, ou seja, estudo incompleto.
  • Foco na dinâmica da transformação da paisagem e não a descrição e o estudo de um mundo estático.
  • Que os critérios de seleção permita que os alunos desenvolva a capacidade cognitivas relacionada as  noções de espaço e tempo interligado com outros área do conhecimentos.
  • Que os alunos leia e interprete as informações recebidas seja compreendida do ponto de vista geográfico.

5. Aspectos de destaque:

  • Surgimento do Sig (Sistema Geográfico de Informações)
  • As teorias marxistas após os anos 60;
  • A forma de como era negada o conhecimento através da subjetividade ao homem;
  • Os dois lados da influência da inovação e produção dos modelos didáticos através das sucessivas mudanças e debates em torno do objeto e método da geografia como ciência.
  • A importância do estudo do espaço geográfico através das categorias, dentro do contexto da paisagem, território, lugar e outros aspectos.
  • Estudo de conscientização dos alunos em relação às categorias de analise da própria geografia;
  • Que o processo de construção de uma identidade onde eles vivam leves em consideração os respeito pela pluralidade dos grupos sociais e povos e etnias, ou seja, valorização e respeito às diferenças socioculturais que marca uma sociedade.

6.Articulação de idéias com a sua experiência de vida:

·         Acredito que houve uma mudança considerada da visão do livro com a situação atual. Pois hoje os alunos já conseguem ter uma compreensão da geografia como ensino das relações do homem e o meio que ele vive;
·         Pois promover o estudo da geografia através da esfera social, traz a conscientização que tudo que fazemos de bom ou ruim pode afetar as gerações futuras, ou seja, o que fazemos no presente interferirá no futuro.

7. Uma pergunta ou comentário:

  • De se as potencias da época tivesse respeito aos limites territoriais de cada povo na colonização, hoje os choque étnicos não teria existido, atualmente estaríamos estudando os aspectos positivos dos limites territoriais implantados.
  • Temos que propor um ensino em que possibilite os alunos entenderem que a cidadania, dar sentido de pertencimento de uma realidade que envolve a integração entre sociedade e natureza.

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