Educação

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Grupo de compras
Objetivos previstos: ler e interpretar textos; buscar no texto informações relevantes para resolução de problemas; medidas de tempo; planejamento de estratégias para resolver problemas.

Muitas famílias estão se organizando para fazer compras em grupos, para conseguir preços mais baratos, especialmente em frutas, verduras e legumes. Elas estão formando um grupo de compras. Para formar um grupo de compras, em primeiro lugar é preciso reunir cerca de dez famílias entre vizinhos, amigos e parentes para fazer compras mensais ou semanais sempre em conjunto. Definidos os integrantes, eles devem reunir-se para decidir que tipos de produtos comprar e em que quantidade. Se houver muita discrepância de gostos o sistema pode não funcionar. A cada semana ou mês, uma família fica responsável por pesquisar preços e fazer as compras. Embora essa seja a parte mais trabalhosa do processo vale lembrar que cada família só voltará a assumir esse compromisso depois que todas do grupo tiverem feito o mesmo. 

a)    Leiam, discutam o texto e pesquisem os significados de palavras desconhecidas.

·         Discrepância-discórdia, discordância, discordar de, não estar de acordo com, não ter o mesmo pensamento sobre, estar em desacordo, pensar diferente.

b)    Encontrem uma solução para o seguinte problema: se dez famílias se reúnem para realizar compras mensais, conforme aparece na notícia, e uma família ficou responsável pelas compras do mês de abril, quando voltará a fazer as compras novamente? E se as compras fossem semanais? E se fossem apenas 5 famílias?

·         As compras sendo realizadas por mês a família só iria comprar novamente em Fevereiro.
·         Se fossem semanais a família comprando na 1° semana de Abril só iria comprar novamente na 2° semana de Junho.
·         Com apenas 5 famílias no grupo a família que realizasse as compras em Abril só retornaria as compras em Setembro.
·         Fazendo as compras por semana a primeira família das 5 só retornaria as compras na 2° semana de Maio.

c)    Imaginem que fazem parte de um grupo de compras. Elaborem um planejamento de ações para que o grupo funcione.

·         Anotar em uma tabela os dias em que cada membro do grupo irá ser o responsável pelas compras.
·         Buscar sempre comprar as coisas que a maioria do grupo tem em comum, para facilitar a compra e o funcionamento do grupo.
·         Apesar de cada família ser responsável pela compra uma vez até que todos façam, ela também pode fornecer informações, sobre preços aos quais teve interesse e/ou acesso, ajudando assim a família responsável a ter mais informações e opções de escolha.
·         Elegria um lider para organizar o grupo em setores, como por exemplo: seror de pesquisa, setor de arrecadação de valores, setor de conferência e setor de entrega. Pois cada membro da família ficaria responsávél por um setor e com isso ninguém ficaria sobrecarregado.

d)    Usem encartes de supermercados que vêm nos jornais para planejar custos do grupo de compras organizados por vocês.

Valor por família: 58,00
Valor total arrecadado: 580,00

e)    Os objetivos previstos para a atividade foram contemplados? Justifique.

·         Sim, o grupo conseguiu resolver o problema, sempre buscando discutir para conseguir o melhor resultado. Porque cada problema apresentado, os alunos deverão ler duas ou mais vezes o texto, entende-lo e demonstrar habilidades estratégicas para resolvê-los com mais certeza. Com isto ele irá usar os termos matemáticos: experimentação; estratégia; habilidade de compreender informações.
f)     A proposta da atividade apresenta as características de um ambiente de resolução de problemas? Justifique com base nos textos estudados.

·         Sim. A atividade é muito rica, pois existem situações onde deve ser abordada a resolução de conflitos pessoais como, por exemplo, a questão da decisão do que comprar para não haver uma diferença muito grande dos gostos, trata também da resolução de problemas matemáticos, a Linguagem está muito presente, nas discussões sobre as tomadas de decisão, atitudes responsáveis, e a pesquisa. A atividade gera vários temas para discussão onde a resolução de problemas matemáticos é o objetivo principal, mas foi trazido de uma forma mais dinâmica.
Como Carraher afirma as crianças com 10-11 anos, por já terem acompanhado os pais em feiras ou quaisquer outras situações matemáticas, desenvolvem a inteligência, resolvendo mais facilmente a resolução de problemas que envolvam compra e venda. A atividade ao trazer uma situação comum na vida dessas crianças e envolvendo-os como participantes da situação, faz com que este experimente aquela realidade e se disponha a resolvê-la.


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