Educação

terça-feira, 2 de agosto de 2011



Analise dos planos de aula
Língua Portuguesa
               

                                                      
Plano de aula1

Área: Língua Portuguesa

Objetivo:
  • Reconhecer o emprego adequado dos numerais;

Conteúdos: Numeral.

Desenvolvimento:

  • . Iniciar a aula perguntando o que numerais;
  • Explicar sobre os numerais exemplificando: quais são os numerais, para que serve e como usá-los;
  • Trabalhar a classificação dos numerais;
  • Após entregar a cada aluno a o poema (O ônibus) para se trabalhar os numerais  fazendo assim uma leitura juntamente com a docente;
  • Logo em seguida pedir que cada aluno retire o poema o ônibus os numerais que nela encontrar e responderá o questionário;
  • Após brincarão de forca (formarão dois grupos e cada uma em sua vez pegará dentro de duas caixas um numeral e uma figura a qual formarão frases e o grupo que achar a resposta certa da forca poderá escrever sua frase no painel e ganhar pontos).
  • Prazer de cada pedir que cada aluno tragar para próxima aula vários modelos de receita.

Recursos: lápis, caneta e caderno.

Avaliação:
A avaliação será através do processo contínuo de ensino-aprendizagem, a partir da observação, interação qualitativa na sala de aula e atividades propostas.


TRABALHANDO NUMERAIS COM POEMA





O ÔNIBUS

Logo na esquina
desceu o primeiro.
Seguiu o motorista
mais quatro passageiros.

Desceu o segundo
no ponto seguinte.
Levou um susto:
a rua estava diferente.

Desceu o terceiro
na casa de Raimundo
que carregava no nome
tanta raiva do mundo.

O quarto desceu
em frente à estátua
Caiu-lhe sobre a cabeça
uma espada de prata.

Desceu o último
tranqüilo na calçada,
queria sentir o vento,
passear e mais nada.

Ficou só o motorista
nenhum passageiro.
Agora sim - ufa!
Podia ir ao banheiro.

Poesia a gente inventa. São Paulo. Ática, 1996.


                                Atividades


Aluno: _________________________________________
Data: _______/_________/________________
Professora: ______________________________________

Atividade

1. O poema está organizado em partes, isto é, estrofes. Qual o número de estrofes do poema?
_______________________________________________________________
2. De acordo com o poema, quantas pessoas havia ao todo no ônibus?
_______________________________________________________________
3. Qual a relação entre as estrofes do poema e as pessoas do ônibus?
_______________________________________________________________
4. Numeral é a palavra que representa quantidade numérica, a ordem de uma sequência, número de vezes ou partes de um todo. No poema, que palavra representa quantidade?
______________________________________________________________________________________________________________________________
5. Circule no texto os numerais que representam a ordem de uma sequência.
6. Quais tipos de numerais foram aplicados no texto? Qual o mais utilizado?
______________________________________________________________________________________________________________________________
8. Complete as lacunas com o numeral correto:
a) Logo na esquina desceu o _______________ passageiro. (ordinal)
b) Seguiu o motorista com mais _______________ passageiros. (cardinal)
c) Entrou o _______________ de passageiros. (multiplicativo)
d) O motorista percorreu _______________ do caminho. (fracionário)
90. Explique o que representa a interjeição “ufa!” no penúltimo verso.
______________________________________________________________________________________________________________________________


Plano de aula 2

Área: Língua Portuguesa.

  • Objetivos: Reconhecer o emprego adequado dos adjetivos;
  • Reconhecer a estrutura de receita poética.
  • Ampliar os conhecimentos adquiridos sobre alimentação;
  • Coleta diferente receita e instruções de uso na cozinha;
  • Produzir um caderno de receita.

Conteúdos: gênero textual receita.
Desenvolvimento:
  • Iniciar a aula perguntando o que adjetivo;
  • Explicar sobre os adjetivos explificando: quais são os adjetivos, para que serve e como usá-los;
  • Trabalhar a estrutura de uma receita;
  • Após entregar a cada aluno a receita da mamãe a qual é uma receita poética para fazer uma leitura juntamente com a docente;
  • Logo em seguida pedir que cada aluno retire da receita da mamãe os adjetivos que nela encontrar e formar frases no caderno;
  • Pedir que dois a três alunos de dois exemplos que colocará no caderno para socializar com a turma;
  • Em seguida perguntar qual a diferente da receita da mamãe para uma receita culinária;
  • Após entregar a cada aluno uma atividade referente à mamãe e os seus adjetivos
  • Levantamento de conhecimento prévio a partir de a seguinte perguntar: De que maneira poderemos organizar um caderno de receita?
  • Recordando como se az uma receita. Vocês sabem como se prepara algum prato culinário?
  • Levantamentos de possibilidades;
  • Produção de uma receita escolhidas pelos alunos para preparar para mamãe, descrever a mesma no caderno de receita.


Recursos: Papel oficio colorido, lápis, borracha, Hidrocor e lápis de cor.

Avaliação:
A avaliação será através do processo contínuo de ensino-aprendizagem, a partir da observação, interação qualitativa na sala de aula e atividades propostas.

                                   Atividades


Discente:________________________________________
Data: _______/_________/_________________________
Professora: ______________________________________
                                                         



Receita de Mãe

Receita de Mãe

Duas colheres de paciência
Essência de amor e ternura
misture tudo no arco-íris

Adoce com a Maria
Pitadas de céu anil
Vigília na dose extata
almas e beijos a gosto

Unte com proteção
a forma do coração
Mantenha aquecido o ventre
Numa nascente deixe crescer o fruto

Precisa dourar nas noites: rimas
E nos dias a poesia
Deixe o tempo no ponto
anoitecendo no inverno
amanhecendo na primavera
a doçura de nascer-te mãe.







Analise

Ensinar Língua Portuguesa nas séries iniciais, para muitos professores significa transcrever na lousa conteúdos encontrados nos livros didáticos e avaliar os alunos por meio de questionamento que valorizam apenas a memorização.
A escolha dos conteúdos a ser trabalhados nessas séries nem sempre reflete o desenvolvimento do pensamento da maioria das crianças, pois desconsideram que os alunos deveriam compreender inicialmente a realidade que os cerca, para ensiná-lo a observar, ou seja , significa dar condições a ela de verificar todos os pontos importantes da realidade, que devem ser registrada por meio da escrita ( poema,carta,textos...) painéis, slides, cartões ou até mesmo desenho. Nesse sentido, a compreensão da esfera mais distante, será facilitada pela comparação.
Sendo assim o plano de aula é base do professor, pois é nele que o mesmo registra sua marca, sua maneira de agir e aplicar a aula, pois segundo Paulo Freire (2001), ensinar exige respeito aos saberes dos educandos, não basta sabermos o conteúdo, é necessário sabermos transmiti-los oportunizando os educando a participar experimentar, questionar expressando suas idéias para que a aprendizagem seja prazerosa e significativa.
Assim a prática de ensino deve constituir-se no momento em que o aluno observa e vive a prática pedagógica ao mesmo tempo em que distancia da mesma para refletir dando assim uma nova interpretação e depois volta, a ela para reinventá-la a partir das reflexões tecidas estabelecida, portanto, a relação prática-teoria-prática-refletida.
O processo de montagem do plano de aula da Língua Portuguesa foi trabalhoso pelo fato de pegar o 5ªano, onde os alunos são mais desenvolvidos e expressam sua opinião com facilidade e hoje em dia encontra-se nas salas de aulas uma forte resistência, da parte dos alunos, em relação à leitura e a produção de texto. Para muitos estudantes, a ação de expressar suas idéias oralmente é considerada algo totalmente natural, no entanto, o ato de reproduzir essas idéias em forma de texto representa um trabalho árduo e penoso.
 Portanto tive que buscar novos métodos de aplicar um plano de aula de uma forma interessante através de poemas e receita poética como diz: (Arnoni, 2003) devemos ter uma proposta metodológica capaz de estabelecer relações entre diferentes saberes e de propor aulas diferentes, mais atrativas.
         Conforme Sacristán e Pérez Gomes citado por (WEIDUSCHAT. 2007, p.70),
 
“Os planos levam à busca prévia dos materiais mais adequados. Sua seleção se torna um processo explícito de liberação para escolher os mais convenientes”.
 Podemos afirmar, portanto, que sem planejamento não há aprendizagem formal de qualidade. Os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, devem ser analisados e re-analisados constantemente pelos professores.

Exigindo assim uma intensa pesquisa e leitura de diversos materiais, dentre eles o PCN de Português, dentre outros... Que foi fundamental para a execução desses planos.
Ao atuar como professora regente na sala de aula ficou claro, que muitas vezes surge à necessidade de repensar e fazer uma analise crítica e analítica das atividades proposta, de forma que o docente deverá está apto para novas mudanças no seu plano de aula. Segundo ANDRADE (1997, p.48) “o plano esta sujeito aos imprevistos que surgem e, portanto o professor precisa ter uma atitude flexível”.
Trabalho com textos em sala de aula ganhou uma enfoque especial no momento em que os PCNs de Língua Portuguesa evidenciaram a sua importância.Concomitantemente com a proposta de leitura e produção de textos, surge a necessidade de se trabalhar os gêneros discursivos e textuais.
É papel do professor deve apresentar e trabalhar com os alunos os tipos e os gêneros textuais que fazem parte do cotidiano. É fundamental que os estudantes compreendam que texto não são somente aquelas composições escritas tradicionais com a qual se trabalha na escola – descrição, narração e dissertação – mas sim que o texto é produzido diariamente em todos os momentos em que nos comunicamos,tanto na forma escrita como na oral.
Para GUEDES E SOUZA (1998,p.135),ler é produzir sentido;ensina a ler é contextualiza textos:o leitor atribui ao texto que tem diante de si o sentido que lhe é acessível.
            Acredito que a matéria da língua portuguesa está entrelaçada em todas as matérias, por isso trabalhei interpretação de texto, com alguns gêneros textuais, pois percebi no dia da minha observação, um pouco de dificuldade dos alunos ao interpretar texto e resolver as questões na hora do teste.
            Segundo o livro Ler e escrever, Em todos os textos reforçarmos nosso entendimento inicial: ler e escrever não é questão exclusiva da aula de português, mas compromisso da escola como um todo. Na verdade, a escola é a instituição socialmente encarregada de possibilitar á todos os cidadãos o domínio da variedade padrão da escrita da língua, para as práticas de leitura e de produção de texto.
            No, Anos Inicias do Ensino Fundamental, a necessidade de se trabalhar o domínio do sistema ortográfico que pode ser associada á produção de texto escritas como função social bem definida. Segundo Guedes e Souza ensinar ortografia não para cria problemas ao aluno que se inicia na língua escrita, mas para resolver os problemas que o aluno começa a detectar em sua formação como leito.  
                        Através de cartazes, poemas, murais, relatos científicos, receita poética, dentre outros que são gêneros textuais que, em razão de seus objetivos e de sua circulação pública, devem apresentar a ortografia padrão, Assim, se as crianças se envolverem na produção, individual ou coletiva de textos como se foi trabalhado o poema “O ônibus”, nesses casos, e justificável dedicar atenção á os numerais e a grafia das palavras, que foram assuntos desta semana de estagio e a receita da mamãe com os seus adjetivos.

                    O estabelecimento de eixos organizadores dos conteúdos de Língua Portuguesa no ensino fundamental parte do pressuposto que a língua se realiza, no uso, nas práticas sociais; que os indivíduos se apropriam dos conteúdos, transformando-os em conhecimento próprio, por meio da ação sobre eles; que é importante que o individuo possa expandir sua capacidade de uso da língua e adquirir outras que não possui em situação linguisticamente significativas, situações de uso de fato.(PCN.v,p.).
        
A leitura favorece a inteligência e estimula a criatividade. Além de desenvolver o vocabulário aumentando assim a capacidade de raciocínio, o poder de abstração e a memorização.
Portanto devemos enfatizar a linguagem oral e escrita dos alunos em um âmbito de leitura de contos, poemas e sua reescrita, brincadeira, jogos trazendo assim o lúdico para dentro da sala de aula, pois nos anos iniciais do ensino fundamental e necessário trabalhar de forma que o mesmo aprenda brincando.
Segundo Sasso (2007), no RCNEI’S, (BRASIL), volume três, a linguagem oral e escrita, é o ponto principal para formação, interação e orientação das crianças no desenvolvimento de seu pensamento e construção de seu conhecimento.
Com isto acredito que, esta troca de conhecimento entre docente e discente foi fundamental para o meu desenvolvimento profissional e pude contribui um pouco na formação destes indivíduos como seres pensantes e critico.
A partir dessa experiência de estágio compreendi que é direito de cidadania do aluno ter acesso aos meios expressivos construídos historicamente pelos falantes e escritores da língua portuguesa para se tornar capaz de ler e compreende todo e qualquer texto já escrito nessa língua.
Objetivos que queria que os meus alunos alcançassem:

*      Trabalhar em grupo;
*      Expressar suas idéias e opiniões;
*      Produzir uma receita poética:
*      Entender porque é importante se trabalhar com os gêneros textuais;
*      Entender que é importante gostar de ler e escrever;
*      Ter uma linguagem clara e com fundamentos;
*      Compreender que a matéria língua portuguesa é importante para todas as disciplinas.
*      Saber que precisarmos trabalhar com a ludicidade sempre.

Resultado da execução do plano de aula

Ao fala do plano de aula da língua portuguesa entendi que cada dia mais o docente precisa estar, atualizado buscando maneira clara objetiva e lúdica para alcança os seus objetivo.
Portanto gostei muito do meu plano, pude perceber em pouco tempo o desenvolvimento das crianças em cima das suas dificuldade quando trabalhei com alguns gêneros textuais sendo ele poema e receita poética. Sair realizada após a concretização das minhas aulas, pois pude ajudar a professora regente da sala a perceber a necessidade de se trabalha com os gêneros textuais.
Sou sincera ao dizer que pensava que sabia os vários tipos de gêneros textuais, mas através da aula do professor gedean percebi, que precisava buscar mais informações e tentar usufruir tudo que o mesmo poderia passar para nós na sala de aula.
Foi um trabalho maravilhoso descobrir muitas coisas interessantes e foi a partir da aula do professor Gedean que me iluminou a dar uma aula tão bela cheio de significado e prazerosa e concluir o meu estagio com chave de ouro.

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