Educação

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Atividade de matemática sobre a operação de multiplicação

Aérea: matemática
Conteúdos: Operação matemática (multiplicação)
Objetivo:
·         Entender o funcionamento de diferentes algoritmos usados para resolver multiplicações;
·         Analisar diferentes modos de utilização dos números;
·         Criar estratégias próprias de resolução de problemas;
·         Realizar todas as multiplicações de uma linha, o mais rápido possível, a partir do numero escolhido.
·         Perceber a presença de cálculo matemático em contextos diversos;
·         Criar estratégias próprias de resolução de problemas.

Avaliação:
A avaliação será através do processo contínuo de ensino-aprendizagem, a partir da observação, interação qualitativa na sala de aula e atividades propostas.

Atividades 01

1º FAÇA AS MULTIPLICAÇÕES COM DIVERSOS ALGORITMOS A QUAL A PROFESSORA IRÁ DITA. SIGA O MODELO:
   NUMEROS:
X 2
X4
X8
X9
X10
X5
X6
X7
X3
PONTOS:
EX: 10
20
40
80
90
100
50
60
70
30
500




































































































OBS: CADA ACERTO VOCÊ GANHA CINCO PONTO

  1. CONSTRUA NO CADERNO UMA TABELA  COM 11 LINHAS E 11 COLUNAS.ESCREVA OS NUMEROS DE 1 Á 10 NA PRIMEIRA LINHA E NA PRIMEIRA COLUNA.DEIXE O PRIMEIRO QUADRINHO EM BRANCO.VEJA O MODELO:


01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
01
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
02
02
04
06
08
10
12
14
16
18
20
03










04










05










06










07










08










09










10











OBS: FAÇA A MULTIPLICAÇÃO DOS NUMEROS DA 1º COLUNA PELOS OS NUMEROS DA 1ª LINHA E ANOTE O RESULTADO NO QUADRINHO CORRESPONDENTE AO CRUZAMENTO DAS LINHAS COM AS COLUNAS.

1.CRIE A MESMA TABELA COM VALORES DIFERENTES USANDO A CALCULADORA: SIGA O EXEMPLO:


01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
10










100










1000











Atividade 2

1. Hora de multiplicar

( Efetue as multiplicações no QP)




C
D
U

X

5
4
3
7
2





  
+










C
D
U

X
6
7
2
5
3





  
+









2.AGORA FAÇA  OUTRAS OPERAÇÕES SEGUINDO O MODELO NO EXERCICIO ACIMA.



















Atividade 3
                          

Atividade envolvendo divisão e multiplicação:

Jogo de boliche com sucata


   Com garrafas de leite limpas e uma lata grande para rolar e derrubar as garrafas (tipo de Nescau), fazemos o jogo de boliche com sucata.

Inicialmente determinamos pontos para as garrafas em cada vez que jogamos ex: valendo 3, cada garrafa derrubada vale 3, ao derrubar 4 garrafas temos 12 3 x 4=12.

    Após dividimos, 12 dividido por 4 é igual a 3, que é quanto vale cada garrafa. Assim vamos somando o total de pontos, os alunos divididos entre meninos e meninas.

   Após o entendimento do processo, fazemos etiquetas de papel numerando as garrafas, ex: todas com o número 5, se 4 forem derrubadas teremos 4x5=20, 20 divido por 4 é igual a 5.

OBS.: A CADA JOGADA O GRUPO DEVERÁ PREENCHER A FOLHA QUADRICULADA COM RESULTADO ENCONTRADO.

 

Uso a folha quadriculada para atividades de representação da multiplicação

1 exemplo: 3 x 6= 18





































































































 

Musicas para explorar a multiplicação:
Mensagem



CANTANDO
A TABUADA
Do 2
Melodia: CIRANDA CIRANDINHA


Ciranda , cirandinha
Vamos já memorizar
A tabuada do dois
Que agora vou cantar
1 x 2 resulta dois
2 x 2 dá sempre quatro
3 x 2 lá vem o seis
4 x 2 oito no ato
Essa nova tabuada
É bem fácil de aprender
De um jeitinho bem gostoso
É assim que vou dizer !
5 x 2 lembra o dez
6 x 2 doze tem vez
7 x 2 dá o quatorze
8 x 2 dá dezesseis
Por isso criançada
Preste muita atenção
Nestes versos bem bonitos
Dessa mágica canção
9 x 2 dá o dezoito
10 x 2 pense no vinte
E assim cantarolando
Tudo fica em sua mente.


Do 3
Melodia: A BARATA DIZ QUE TEM


A barata diz que sabe
A tabuada do três
É mentira da barata
Ela erra toda vez
Há há há
Hó hó hó
Ela erra toda vez ( BIS)
1 x 3 dá três
2 x 3 seis tem pose
3 x 3 dá nove
4 x 3 resulta doze
há há há
hó hó hó
4 x 3 resulta doze ( BIS)
5 x 3 são quinze
6 x 3 dezoito é fato
7 x 3 vinte e um
8 x 3 vinte e quatro
há há há
hó hó hó
8 x 3 vinte e quatro ( BIS )
e como é que termina
a tabuada do três
9 x 3 vinte e Sete
10 x 3 quanto é que dá
há há há
hó hó hó
trinta é fácil de lembrar (BIS)


Do 4
Melodia: A carrocinha pegou


A tabuada do quatro
Eu vou logo aprender ( BIS)
1 x 4 sempre é quatro
2 x 4 é que dá oito
3 x 4 dá sempre doze
4 x 4 dá dezesseis
A tabuada do quatro
Eu vou logo aprender( BIS )
5 x 4 dá vinte
6 x 4 dá vinte e quatro
7 x 4 dá vinte e oito
8 x 4 dá trinta e dois
A tabuada do quatro
Eu vou logo aprender( BIS )
9 x 4 é trinta e seis
10 x 4 é que são quarenta
É gostoso cantar
Quero ver se você tenta.


Do 5
Melodia: Escravos de Jó


De 5 em cinco vamos saltear
Pense, cante, deixe rolar
É 5, é 10, é 15, é 20 e 25
É 30, é 35, e 40 tem também
Depois do quarenta, o que será que tem
Pense, cante, tenta dizer
45 e 50
é fácil de aprender.

Do 6
Melodia: Eu sou pobre, pobre, pobre


A tabuada do seis
Vou agora recitar
Vamos logo coleguinhas
Todos a cantar
2 x 6 resulta doze
3 x 6 dá dezoito
4 x 6 vinte e quatro
Bauru está no prato
5 x 6 são trinta
6 x 6 trinta e seis
7 x 6 quarenta e dois
Bife com arroz
8 x 6 quarenta e oito
9 x 6 cinqüenta e quatro
10 x 6 são sessenta
Queijo com polenta
É muito bom amiguinhos
Essa música cantar
O problema é que agora
Fome vai nos dar .


Do 7
Melodia: ENTREI NA RODA


Refrão:
Ai eu entrei aqui
Para cantar a lei do Sete
Vou mostrar pra todo mundo
O que eu aprendi neste bimestre
2 x 7 são quatorze
3 x 7 vinte e um
4 x7 vinte e oito
Aposto não erro nenhum
5 x 7 trinta e cinco
6 x 7 quarenta e dois
7 x 7 quarenta e Nove
O que será que vem depois?
8 x7 cinqüenta e seis
9 x 7 sessenta e três
10 x 7 são setenta
Consegui e passo a vez !

Do 8
Melodia: Samba lelê


A tabuada do oito
Eu vou agora cantar
Basta pensar um pouquinho
Para as frases lembrar
1 x 8 sempre dá oito
2 x 8 dá dezesseis
3 x 8 é vinte e quatro
tem também na tabuada do seis
A tabuada do oito
Não mete medo em ninguém
Tiro
um tempinho e canto
Vou é me dar muito bem.
4 x 8 trinta e dois
5 x 8 é quarenta, sim
6 x 8 quarenta e oito
Estou chegando perto do fim
A tabuada do oito
nunca mais vou esquecer
este sambinha gostoso
Vai me fazer aprender
7 x 8 cinqüenta e seis
8 x 8 sessenta e quatro
9 x 8 setenta e dois
10 x 8 oitenta e eu passo !


Do 9
Melodia: Polegares


2 x 9 são dezoito
3 x 9 vinte e Sete
4 x 9 , 4 x 9
trinta e seis, trinta e seis
5 x 9 quarenta e cinco
6 x 9 cinqüenta e quatro
7 x 9, 7 x 9
Sessenta e três, sessenta e três
8 x 9 setenta e dois
9 x 9 oitenta e um
E 10 x 9, e 10 x 9
É sempre noventa, é sempre noventa
A tabuada do vezes Nove
Não apresenta problema algum
Some sempre dez, some sempre dez
E tire um, e tire um !

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