Educação

terça-feira, 2 de agosto de 2011

ANALISE E SELECAO DO LIVRO DIDATICO
CIENCIAS

Logo para da inicio a esta analisi do livro de Ciência do 1ª ao 5º ano do Ensino Fundamental de nove anos trazemos uma pequena frase que descreve assim: “Nesse momento descobri, sob meus pés, as pedras do calçamento, as mesmas que pisei na infância” de Écléa Bosi.
Compreendemos que não se separa o trabalho da educação infantil do ensino fundamental, pois acreditamos que o mesmo precisa da ludicidade para se envolver em uma nova aprendizagem mais evoluída, porém que seja significativa visto que a infância não acaba no ingresso ao ensino fundamental. O livro traz de forma categórica o trabalho com atividades orais, em dupla e em grupo e seu registro final.
Para que os alunos dimensionem a sua realidade historicamente é importante que o professor crie situações de aprendizagem escolares para instigá-los a estabelecer relações entre o presente e o passado, o específico e o geral, as ações individuais e as coletivas, os interesses específicos de grupos e os acordos coletivos, as particularidades e os contextos, etc.(PCN, V. 5, 1998)

A proposta do livro já citado apresenta coerência e fundamentação teórica - metodológica, com problematização das experiências dos homens, em sociedade, visto que apresenta corretamente os conceitos, imagens e informações fundamentais, através de exercícios, atividades, procedimentos não possuindo erros conceituais como: anacronismos, voluntarismo e nominalismo.
O livro didático vai auxiliar no que diz respeito à complementaçao e embasamento teorico para os alunos, visto que para muitos dos nossos alunos o livro é a unica fonte de pesquisa.
Levando o aluno a ter respeito com o proximo, entender e praticar seus direitos e deveres, colocando em pratica açoes e atitudes em relaçao ao seu proprio corpo e ao meio ambiente em que convive, associando os conteudos aos temas transversais. Convidando o aluno a despertar o prazer da reflexao e das descobertas no livro didatico, pois traz uma nova apresentaçao visual, mais atraente e convidativa, ampliando assim o espaço de açao do aluno na escrita das soluçoes das atividades faceis e atualizaçoes constantes dos seus autores e a preocupaçao de manter a obra em sintonia com os avanços de cada area de ensino.
Como descreve o PCN (v.1, 2000 p. 47)
“Um ensino de qualidade que busca formar cidadaos capazes de interferir criticamente na realidade para transforma-la deve também contemplar o desenvolvimento de capacidade que possibilitem adaptaçoes as  complexas condiçoes e alternativas de trabalho que temos hoje a lidar com a rapidez na produçao e na circulaçao de novos conhecimentos e informaçoes, que tem sido avassaladores e crescente”

Sendo assim, para escolher uma determinada obra, esta precisa conter textos ilustrativos, com coesao e fundamentos que permita a criança interpretar e resolver situaçoes-problemas e expor suas opinioes e curiosidades tornando a aula significativa, nao contendo nenhum tipo de preconceito.
A coleção EU GOSTO DE CIENCIAS NATURAIS tem uma linguagem facil, as atividades simples e bem orientadas, a diagramaçao clara e objetiva. Essas atualizaçoes se identificam com os documentosdirigidos pelo Ministerio da Educaçao, em especial os Parametros Curriculares Nacionais e as propostas para o Novo Ensino Fundamental de nove anos, que norteiam a Educaçao Brasileira.
Para dar suporte pedagogico ao trabalho do educador, cada volume da coleçao é acompanhado do Manual do professor com orientaçoes teoricas, sugestoes de estratégias para o desenvolvimento da sua pratica em sala de aula, além de referencias bibliograficas para o mestre e sugestoes de leitura para o aluno.
Os conteúdos tratados na obra devem contribuir para que os alunos sejam capazes de desenvolver a capacidade de observaçao, coleta e registro de dados relacionados ao ambiente em que vive e com o qual convive. Compreender como relacionar esses dados com os conteudos proprios das coencias naturais, formular questoes, elaborar hipoteses e fazer conclusoes a partir de elementos cientificos e colocar em pratica conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidas no aprendizado escolar.
Conclui-se que a obra analisada de fato é propicio para um aluno do Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sendo que o docente deverá recorrer a outras fontes para complementar o ensino-aprendizagem, focando mais um pouco na cidadania de forma significativa e contextualizada.
Segundo o PCN, (v. 5, 1998):
“O trabalho do professor consiste em introduzir o aluno na leitura das diversas fontes de informação, para que adquira, pouco a pouco, autonomia intelectual.”
Cabe ao docente que irá trabalhar com o livro citado propor a editora revisão da obra para acrescentar o conteúdo de cidadania associando ao sócio-histórico da criança.
características encontradas nos livros da coleção analisada:

- Existem situações de aprendizagem presentes na coleção de livros que analisamos que leva em conta o princípio da progressão tanto na seleção de contexto quanto na seleção de tarefas.
- A coleção se pauta pelo princípio da abrangência teórica e pertinência educacional.
- Abordagem conceitual e informações factualmente corretas não predominam ao longo do livro.
- Não proporciona a iniciação a diversas áreas do conhecimento científico...
- Existem ilustrações que transmitem idéias corretas sobre conceitos, dimensões e cores.
- Ausência de confusão terminológica não predomina ao longo do livro.
- Experimentos descritos são factíveis, com resultados plausíveis, sem transmitir idéias equivocadas de fenômenos, processos e modelos explicativos.
- A metodologia empregada não estimula o raciocínio, a interação entre alunos e\ou professor, não tendo como característica principal a memorização de conteúdo e termos técnicos.
- Não enfatiza a contribuição sanitária da ciência para povos colonizados por nações européias.
- Existe coerência entre princípios e pressupostos pedagógicos expressos na obra e as práticas pedagógicas que estimula.
- Os textos são ilustrados e respeitam as diferentes etnias.
- A integridade física do aluno é preservada ao longo do livro sem sugestão de experimentos com sangue humano, substancias químicas concentradas e de elevada periculosidade.
CONTEÚDOS E ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
- O recurso a leitura de textos informativos é crescente, ao contrário de fábulas e recursos pictórios.
- A linguagem não é gramaticalmente correta.
- Não existe ausência de imprecisões conceituais.
- Os textos não respeitam o desenvolvimento cognitivo do aluno, pautando-se pelo princípio da progressão.
- Utilizam vocabulário atualizado e correto.
- Apresentam sugestão de leituras complementares para os alunos.
- A realização de experimentos e projetos de investigação não tem presença progressiva ao longo do livro.
- Não existem propostas de materiais alternativos para a execução dos experimentos.

ASPECTOS PEDAGÓGICO-METODÓLOGICOS
- Os textos do livro evitam questões não relacionadas ao conteúdo.
- Evitam atividades de entretenimento, sem vínculo direto para a aprendizagem da área.
- Não evitam propostas alarmistas e catastrofistas, tendo preocupações ambientais realistas e equilibradas.
- Incentivam a valorização e o respeito as opiniões do outro.
OS TEMAS PROPOSTOS NOS DIFERENTES CAPÍTULOS DO LIVRO
- Sugerem diferentes análises e perspectivas para os mesmos fenômenos, de forma a desenvolver a curiosidade e o espírito critico.
- Não a apresentação de fragmentos de conteúdos sob a justificativa de que poderão vir a ser eventualmente importantes no futuro.
AS EXPERIENCIAS SOCIOCULTURAIS E OS SABERES DO ALUNO APARECEM NO LIVRO
- Não aparecem no livro, como elementos presentes e importantes, dentro de seu contexto especifico.
- Sem serem, de forma alguma, rotulados pejorativamente.
- Não aparecem no livro como ponto de partida para o aprendizado escolar.
- Existe exemplo de como um saber popular tenha sido confirmado pelo saber cientifico.

ASPECTOS EDITORIAIS \ VISUAIS
- Na parte textual a estrutura é hierarquizada (títulos, subtítulos e outros) evidenciada através de recursos gráficos.
- A impressão está isenta de erros.
- A revisão não está isenta de erros graves.
- Na qualidade visual textos e ilustrações são distribuídos na pagina de forma adequada e equilibrada.
- Os textos mais longos são apresentados de forma a não desencorajar a leitura (com recursos de descaso visual).
- Nas ilustrações as figuras são claras e explicativas.
- Ilustrações são coerentes com os textos.
- Não são isentas de estereótipos.
- Não são isentas de preconceitos.
- Estão acompanhadas de títulos.

MANUAL DO PROFESSOR
- Explicita os pressupostos teóricos e mantém coerência com as praticas propostas.
- Contribui para a formação e atualização do professor.
- A linguagem é clara.
- Não apresenta recomendações expressas de segurança, especialmente nas sugestões de experimentos perigosos e utilização de equipamentos eletro eletrônico.
- Discute de maneira crítica os resultados dos experimentos propostos aos alunos.
- Apresenta referencias bibliográficas.
- Sugere leituras complementares.
- Não apresenta sugestões de instrumentos diversificados de avaliação.

TIPOLOGIA
CARACTERÍSTICAS GERAIS DA COLEÇÃO
- Oferece estímulos cognitivos progressivos, levando em conta que a aprendizagem implica desenvolvimento de estruturas do pensamento.
- Evita apresentar conteúdos muito distintos nos livros das quatro séries.
- Apresenta articulação entre as diferentes áreas da Ciência em uma mesma série e ao longo da coleção.
- Aluno é estimulado a desenvolver atividades práticas , projetos de investigação e planejamento de experimentos.
- As ilustrações são próprias do contexto brasileiro e não exorbitam de cores e tamanhos, ocupando no máximo 50% da área de mancha.
- A coleção não evita  rótulos genéricos e superficiais, frutos de modismo, na apresentação do conhecimento cientifico, sem transmitir a falsa idéia de que trata de uma ¨nova ciência¨, que nada teria a ver com a tradição fundada no trabalho de Galileu, Newton e Descartes.
- A coleção não confere ao professor a função de interprete da cultura, sem fazer dele um simples facilitador ou animador de atividades de auto-instrução.

Concluirmos que o livro aborda todas essas caracteristica acima citada,trazendo a tonar




REFERÊNCIAS:
BRASILb. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino Fundamental. Vol. 5. Brasília: MEC/SEF, 1997.






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