Educação

terça-feira, 2 de agosto de 2011

ANÁLISE DE TEXTO

1.Titulo do texto:

O objeto da Geografia

2. referência:
MORAIS, Antônio. O objeto da Geografia. In: _______.Geografia: pequena história critica. São Paulo, 2002. Cap.1, p.

3.Idéias principais:

  • O que é Geografia?
  • As múltiplas definições que lhe são atribuídas.
  • As variantes: morfológica e fisiológica (funcionamento da paisagem).
  • As três visões distintas do objeto
  • A Geografia tradicional.

4.Argumentos do autor:

  • Estas concepções são baseadas em vários autores:
  • Para Kant haveria duas classes de ciências, as especulativas, apoiadas na razão, às empíricas, apoiadas na observação e nas sensações.
  • A tradição Kantiana coloca a Geografia como uma ciência sintética (que trabalha com dados de todas as demais ciências), descritiva (que enumera os fenômenos abarcados) e que visa abranger uma visão de conjunto do planeta.
  • Tem como base em alguns autores da Antiguidade Clássica, como Heródoto ou Estrabão, que realizaram estudos mostrando os traços naturais e sócios das terras, por onde andaram.

5. Aspectos de destaque:

  • Alguns autores que a Geografia é como o estudo da relação entre o homem e a natureza.
  • E o objeto como ação do homem na transformação deste meio
  • A Geografia  renovada não se aprende a uma visão tão estanque da divisão das ciências, não coloca barreiras tão rígidas entre as disciplinas, logo, não possui uma necessidade tão premente de formular uma definição formal do objeto.

6.Articulação de idéias com a sua experiência de vida:

É interessante que ao ler este texto se falar de múltiplas definições e visões, mas até hoje só conhecemos uma que é a tradicional. Desde cedo nos aprendemos a decorar os estados os paises as capitais mais não a se localizar no espaço e a conhecer o lugar onde convivermos e passamos a maior parte de nossas vidas.


7. Uma pergunta ou comentário:

  • De onde vem ou mesmo se existe, a unidade do pensamento geográfico?
Por que até hoje com vários estudos de renomados geográficos não se trabalhar uma geografia escolar como o estudo específicos de lugares, ou seja, por parte?e não como uma geografia tradicional de decoreba e memorização

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