Educação

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Plano de Aula
Tema
Meio Ambiente
Objetivo Geral:
Estimular mudanças prática de atitudes e hábitos com relação ao meio ambiente e seus recursos naturais. Promovendo a conscientização e valorização das mais inocentes ações realizadas contra o meio
Resultados Previstos:
·         Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo o mundo social e natural
·         Formular perguntas
·         Imaginar soluções
·         Manifestar opiniões próprias
·         Buscar informações e confrontar idéias
1- Lingüística:
Lançar uma pergunta norteadora sobre o que devemos fazer para então promover exemplo de uma vida mais saudável com relação ao meio ambiente.
2 - Visuo – Espacial:
Levar os alunos a uma visita em torno da própria escola para exploração do espaço, e observação de diferentes paisagens.
3 - Musical:
Solicitar aos alunos em uma ação coletiva que componham em uma poesia utilizando as informações coletadas durante a visita, que pode ser lida ou contada.
4 – Interpessoal:
- Realizar uma dinâmica com todo o grupo. “Dinâmica do Arco-Íris.” Cada aluno escolherá cinco tiras de papel colorido.  Cada um irá colar em uma cartolina formando um Arco Íris.
Na primeira tira tem escrito uma pergunta, qual a sua relação com os seguintes itens: água, ar, lixo, natureza. As palavras estarão escritas no quadro, cada um vai escrever no seu arco-íris. Sua relação é amorosa, respeitosa, compreensivo, age sempre respeitando algum critério. No final se a, maioria das respostas for positiva você consegue harmonizar bem sua maneira de ver, julgar e agir.
5 – Intra–Pessoal: O professor deve relacionar os conhecimentos prévios dos alunos com o novo. No intuito de que os alunos possam apresentar atitudes de valorização, respeito ao meio ambiente, a diversidade de opiniões dos demais colegas. Para adoção de praticas que garantam a sustentabilidade de todos os seus atos e ações.
6 – Lógico – Matemática: O professor pede aos alunos que listem dez ou mais ações saudáveis ao meio ambiente. Cada um deve socializar com o grupo.
7 -  Sinestésico – Corporal: Os alunos deverão montar dois cartazes, usando cartolinas. 1º com aspectos positivos para preservação do meio ambiente. 2º aspectos negativos, utilizando figuras de revistas colocando-as nas cartolinas.
8 – Naturalista:
O professor deve propor aos alunos o cultivo de uma planta para que preste atenção nas mudanças das estações. E tornem cidadãos conscientes sobre o meio ambiente e sua importância

Recursos:
Papel colorido de vários tons cola, canetas, cartolinas, quadro, piloto, figuras de revistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário