Educação

terça-feira, 2 de agosto de 2011

O livro que temos
O livro de Historia do 3º ano do Ensino Fundamental de nove anos de Ricardo Dreguer e Cássia Marconi da Editora Moderna, logo de inicio traz uma pequena frase que descreve assim: “Nesse momento descobri, sob meus pés, as pedras do calçamento, as mesmas que pisei na infância” de Écléa Bosi.
Compreendemos que não se separa o trabalho da educação infantil do ensino fundamental, pois acreditamos que o mesmo precisa da ludicidade para se envolver em uma nova aprendizagem mais evoluída, porém que seja significativa visto que a infância não acaba no ingresso ao ensino fundamental. O livro traz de forma categórica o trabalho com atividades orais, em dupla e em grupo e seu registro final.
Para que os alunos dimensionem a sua realidade historicamente é importante que o professor crie situações de aprendizagem escolares para instigá-los a estabelecer relações entre o presente e o passado, o específico e o geral, as ações individuais e as coletivas, os interesses específicos de grupos e os acordos coletivos, as particularidades e os contextos, etc.(PCN, V. 5, 1998)

A proposta histórica do livro já citado apresenta coerência e fundamentação teórica - metodológica, com problematização das experiências dos homens, em sociedade, visto que apresenta corretamente os conceitos, imagens e informações fundamentais, através de exercícios, atividades, procedimentos não possuindo erros conceituais como: anacronismos, voluntarismo e nominalismo. A obra não possui práticas prejudiciais ao ensino de história, pois não apresenta estereótipos, caricaturas ou simplificações explicativas, não apresenta nenhum tipo de preconceito e está isenta de doutrinação religiosa ou política, respeitando o caráter laico e autônomo do ensino publico.
A obra traz como ápice a contribuição para o desenvolvimento dos conceitos de história sendo eles o tempo, espaço, sujeito histórico, fonte histórica, evidencias, causas, fatos, acontecimentos, interpretação, memória, patrimônio, preservação, identidade, cultura, natureza, sociedade, relações sócias, poder e trabalho. Permitindo assim que o aluno perceba as semelhanças e diferenças das permanecias e transformações que ocorrem nas multiplicidades das vivencias sociais no presente e no passado, ou seja, ampliando a noção de tempo, desenvolvendo a consciência histórica onde o aluno compara diferentes interpretações e explora diversas fontes históricas.
As estratégias teórico – metodológicas analisadas com base na pedagogia mostram que o livro possui algumas insuficiências no que diz respeito a percepção das relações  entre o conhecimento e suas funções na sociedade e na vida pratica. Porém as atividades estão integradas aos conteúdos oportunizando o desenvolvimento de diferentes capacidades como: observação, investigação, análise, síntese, criatividade, comparação etc.
O livro possui uma deficiência no que diz respeito à abordagem de ações de cidadania, em contraste com a apresentação coerente do projeto gráfico-editorial, visto que as figuras apresentadas completam o que está descrito nos textos.
Conclui-se que a obra analisada de fato é propicio para um aluno do 3º ano, sendo que o docente deverá recorrer a outras fontes para complementar o ensino-aprendizagem, focando na cidadania de forma significativa e contextualizada.
Segundo o PCN, (v. 5, 1998):
“O trabalho do professor consiste em introduzir o aluno na leitura das diversas fontes de informação, para que adquira, pouco a pouco, autonomia intelectual.”
Cabe ao docente que irá trabalhar com o livro citado propor a editora revisão da obra para acrescentar o conteúdo de cidadania associando ao sócio-histórico da criança.

REFERÊNCIAS:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino Fundamental. Vol. 5. Brasília: MEC/SEF, 1997.

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