Educação

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Tema: A expressão da linguagem através do corpo

                                                                      Por: Quésia da Silva Santana

De todos os componentes de uma cultura, é a língua que primeiro identifica um grupo social.
Por meio da linguagem, compartilharmos nossas maneiras de pensar e de viver bem como nossos sentimentos necessidades e valores, A linguagem nos humaniza e é um dos elementos, fundamentais da construção de nossa subjetividade, por meio dela produzimos cultura, construímos historias e transformamos o mudo.
Com isto relato que, através do corpo trabalharmos uma linguagem corpórea de forma significativa, pois através do contato que a criança faz, dos símbolos, gestos, mímicas, dramatizações, danças dentre outros.A criança constrói  sua linguagem.
As crianças mesmo antes de se alfabetizar percebem a importância de se comunicar, fazem a leitura do mundo através, da exploração e após a assimilação e a acomodação conseguem fazer associações mentais.
Mesmo antes de saber ler, as crianças possuem concepções acerca do universo da língua escrita, estas idéias são elaboradas de maneiras diferentes dependendo dos estímulos a que são expostas. Após nos mostrar a existência de níveis de concepção a respeito da língua escrita passamos a repensar uma pratica onde o ensino leve em conta os conhecimentos que o aluno traz consigo.
Através da observação do professor sobre os saberes do aluno este poderá proporcionar a passagem de um nível para o outro através de desafios transformando a aprendizagem num processo interessante.
De acordo com os Referenciais Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), para alcançar esses objetivos pedagógicos que garantam atividades, sistemáticas de fala, escuta e reflexão sobre a língua. Nesse tipo de atividade, a literatura, a dança, o teatro, as cantigas de roda e todas as brincadeiras que envolvam corpo, som, ritmo e movimento são geradoras de outras produções de linguagem, desde que o professor saiba trabalhar com elas.
Diante isto a regência foi uma forma de verificar o nível de cada aluno, e proporcionar uma nova experiência para cada um colocando o corpo como um dos principais instrumentos para o desenvolvimento da construção da linguagem oral e escrita.
Para Kato (2008, p.97), ”Ler e Escrever são atos de comunicação em que um dos parceiros é apenas imaginado, representado. Como atos de comunicação, estão sujeitos a todos os princípios que regem a comunidade verbal oral”.
Interessante que a criança busca objetivos de compreender a leitura e escrita de forma prazerosa. Na escrita por texto, a partir de seus desenhos ou temas vivenciados diante do seu processo de reconhecimento do seu próprio corpo, na observação e manuseios de matérias como revistas livros brinquedos que aperfeiçoem as suas habilidades em todos os sentidos.
A comunicação é fundamental nas relações pessoais e educacionais, pode ser feita de varias maneiras, entretanto, só existe realmente entendimento quando a mensagem é recebida com o mesmo sentido com o qual ela foi transmitida.
A comunicação não somente a linguagem verbal, ela é feita em grande parte pela linguagem não verbal. O importante é que uma esteja em concordância com a outra, de forma que a comunicação seja um processo completo e coerente.
O nosso corpo fala todo tempo, nas expressões do rosto, olhares, gestos, posturas, tom e ritmo da voz.
A linguagem corporal é tão forte que não consegue esconder nem de si mesmo, nem de um observador avisado, ela transcende a consciência. Por isso é tão importante que a corporal esteja em consonância com a verbal.

Sabemos que o corpo é de suma importância para o desenvolvimento do ser humano, através dele e que desenvolvemos á nossa habilidade motora, ”ou seja, “, a escrita.
Através da dinâmica e de brincadeiras e jogos, as crianças utilizam bastante o corpo, desenvolvendo algumas habilidades estruturando o seu esquema corporal, aprendendo noções de espaço e de lateralidade.
Através da movimentação o indivíduo procura seu eixo corporal, vai se adaptando e buscando um equilíbrio cada vez melhor [...] conscientizando-se do seu corpo. [...] Um esquema corporal organizado, portanto, permite a uma criança se sentir bem, na medida em que seu corpo lhe obedece em que tem domínio sobre ele, em que o conhece bom, em que pode utilizá-lo para alcançar um maior poder cognitivo [...] para aprendizagem de conceitos tão importantes para alfabetização como, por exemplo, os conceitos de espaço: embaixo, em cima, ao lado, atrás, direita e esquerda, etc. (CAMPOS 1997, p. 41, 51,52).

Essas atividades são de suprema importância, pois desenvolve na criança a coordenação motora global para que ela adquira o equilíbrio, e a coordenação motora fina, para atividades como pegar no lápis e exercer o domínio da escrita, desenho, etc.
Os jogos e brincadeiras também desenvolvem a imagem corporal (o conceito que cada pessoa tem de si mesma), motivando a desenvoltura do esquema corporal, e fortalecem o vínculo afetivo entre os alunos, resgatando valores como a solidariedade, a cooperação e a paciência, qualidades essenciais para o sucesso de trabalhos em equipe durante o processo de construção do conhecimento, que vai além da educação infantil. (RCNEI, 1998). 

 É importante se trabalhar o corpo através do movimento da dança e as múltiplas linguagem na Educação Infantil, pois, acredito que a aprendizagem ocorre quando existe a participação da criança, pois desde o seu nascimento ela interage com o meio e com as próprias pessoas destes, o que acaba assim resultando no seu próprio desenvolvimento.
Quando dizemos que a criança da educação infantil tem direitos como ser humano, não podemos deixar de ressaltar os documentos que estão relacionados ao direito da criança e ao seu atendimento na educação infantil que é o RCNEI, DCNEI e os PNQEI, que demonstram as políticas estabelecidas em leis que dão prioridade ao atendimento educativo, na qual garantem o desenvolvimento integral da criança, servindo como base para desenvolver um trabalho com as múltiplas linguagens nesta etapa da educação básica
Diante disso, percebe-se a importância do trabalho da psicomotricidade no processo de ensino-aprendizagem “ ou seja” a linguagem interdisciplinar,pois a mesma está intimamente ligada aos aspectos afetivos com a motricidade, com o simbólico e o cognitivo.
          De acordo com Assunção & Coelho (1997, p 108) a psicomotrocidade integra várias técnicas com as quais se pode trabalhar o corpo (todas as suas partes), relacionando-o com a afetividade, o pensamento e o nível de inteligência. Ela enfoca a unidade da educação dos movimentos, ao mesmo tempo que põe em jogo as funções intelectuais.
Diante desta visão, as atividades motoras desempenham na vida da crianças primeiras evidências de um desenvolvimento mental normal são manifestações puramente motoras.um papel importantíssimo, em muitas das suas primeiras iniciativas intelectuais.
Enquanto explora o mundo que a rodeia com todos os órgãos dos sentidos, ela percebe também os meios como quais fará grande parte dos seus contatos sociais.Portanto, a Educação Infantil deve ser antes de tudo uma experiência ativa, onde a criança se confronta com o meio e se comunicar com o mundo.

Referências:

BRASIL. Referencial Curricular Nacional Para Educação Infantil. Ministério   da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental de Brasília.
MEC/SEF, 1998. Volume 3.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Diretrizes Curriculares Nacional para a Educação Infantil. Brasília, MEC/SEF, 1998. v. 01.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Brasília, MEC/SEF, 2006. v. 01, v. 02.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, MEC/SEF, 2001. v. 01.

COELHO, Betty. Contar Histórias: uma arte sem idade. 10ª ed. São Paulo: Ática, 2003.

KATO, Mary A. No mundo da escrita: Uma Perspectiva psicolingüística. 7. ed.São Paulo SP:Ática,2002.


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