Educação

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

FERNADA OLIVEIRA
MIRIAN ARAÚJO
QUÉSIA SANTANA
Trabalho de campo
1. INTRODUÇÃO
   Este trabalho consiste no relatório de pesquisa de campo, com o intuito de pesquisar uma instituição de ensino, neste caso a Escola Tempo de Criança que funciona em Salvador, para observar como é o trabalho especificamente com as crianças de 0 a 3 anos.
   Assim, tivermos a oportunidade de conhecer o funcionamento e ao seu trabalho, como a mesma é dirigida e quais são os critérios para que a instituição possa funcionar e contribuir para o desenvolvimento das crianças.
  Este trabalho tem como objetivo conhecer um pouco da identidade e princípios da instituição pesquisada dando enfoque as crianças de 0 a 3 anos.
3. CONSIDERAÇÕES
   Esta pesquisa propicia uma visão mais ampla da educação, pois tivermos a oportunidade de descobrir pontos imprescindíveis sobre o trabalhar com crianças de 0 a 3 anos, sendo baseada em um ensino com qualidade e seriedade, visando à inserção do indivíduo na sociedade, dando a oportunidade de mostrar o que aprendeu ao longo da sua trajetória escolar.
   Devera a educação infantil é como uma semente que com certeza será uma colheita abundante amanhã. Pois para nós futuros pedagogos (as), a educação é o meio pelo qual algum dia terá finalmente o fim da violência, desigualdade social.
   Sabemos que a educação por si só não conseguirá transformar o mundo, mais é o inicio para que o indivíduo perceba e descubra que esta sim é uma base fundamental para o seu crescimento em todos os aspectos, viabilizando oportunidades, e formando cidadãos cada vez mais consciente de direitos e deveres e que através destas que deixaremos de lado essa utopia, que somos simplesmente analfabetos funcionais, que somos dominados por tudo que a mídia diz, ou o que alguém fala, mas sim uma educação que visa o aluno integralmente, desde seu histórico social, e do seu conhecimento prévio, até sua preparação para uma sociedade desigual.
   Concluímos que a educação infantil é a base da vida, e podemos perceber isto na forma de olhar de se expressar, no sorriso em uma gota de lágrima, nos primeiros passos, nas primeiras palavras, ao cair, ao se levantar, e como é gratificante sermos participante  da formação dessas crianças e conduzi-las para um futuro melhor.
2. A PESQUISA
  Este trabalho em campo é uma oportunidade de se desenvolver o exercício da criticidade e reflexão acerca da Organização e Práticas Educativas em Creche.
    A instituição funciona no turno matutino e vespertino com a educação infantil, visto que a educação infantil visa desenvolver integralmente a criança nos seus aspectos físicos, psicologia intelectual e social e além de oferece atividades lúdicas, acompanhamento permanente e educação básica.
Nessa perspectiva entrevistamos uma educadora  com as seguintes questões:
2.1 Qual a sua formação nesta área.
Sou Pedagoga
2.2 Há quanto tempo está atuando na área da educação?
Há 4 anos
2.3 E na educação infantil, mais especificamente na creche?
Há 2 anos
2.4.          O que se entende por criança e como esta é vista?
   Criança é um ser lindo, que aprende a todo instante e com todos que lhe cercam, por isso precisa de um ambiente de suas capacidades e amplie suas possibilidades.

2.5. E por educação infantil, mais especificamente na creche?
   O ensino infantil é o âmbito da educação mais importante na formação básica do sujeito. Nessa fase é onde a criança constrói conceitos básicos e fundamentos que permearão todo seu desenvolvimento.
   Por isso, a escola ou creche deve aliar cuidados e educação, envolvendo a criança numa atmosfera afetiva, para que esta se sinta segura e amada o que é fundamental para um desenvolvimento saudável.
2.6.Na sua concepção qual a função pedagógica e social da creche?
   Cuidar e educar crianças cujos pais que por algum impedimento não podem participar do dia-a-dia, visando proporcionar a essas crianças desenvolvimento dos aspectos, motores, sociais, cognitivos e afetivos.
2.7.Como é realizado o seu trabalho com as crianças de 0 a 3 anos?
   O aspecto psicomotor é o que nós mais trabalhamos, pois nessa fase é através do corpo que as crianças conhecem o mundo. o esquema corporal precisa ser construído em sua totalidade, por isso oferecemos atividades diárias para que esse esquema se desenvolva e a criança possa lidar com seu corpo com muita autonomia e desse modo interaja melhor com os objetos e com seus colegas desenvolvendo sua socialização.
2.8.Quais os matérias didáticos utilizados para o trabalho com as crianças?
   Trabalhamos com bolas, bonecas, tapetes, almofadas, brinquedos de encaixe, sucata, etc. matérias que eles possam manipular livremente ou sob supervisão que desenvolva o jogo simbólico e sua motricidade. O suporte de papel é utilizado principalmente para fazer arte onde eles pintam com anilina comestível e pode explorar o material reconhecendo suas propriedades físicas inclusive colocando na boca, pois é um material inofensivo ao corpo humano
2.9.Qual a rotina da sua turma?
Rotina: chegada: brinquedos livres - 07h30min h
·        Parque de areia
·         Higienização das mãos
·        1º roda projeto
·         Lanche
·         Ante higiene\ troca de fraldas
·         2º roda: psicomotricidade
·         Parque de grama
·         Massinha
·         Historia ou teatro
Crianças em período
·        Almoço
·         Descanso – sala de vídeo
·         Escovação
·         Parque de areia
·         Brinquedo. livre
·         Atividade de psicomotricidade
·         Banho
·         Parque de grama
·         Massinha
·         História
·         Saída – 18h10min
3.10.Quais são os principais cuidados que é necessário ter com as crianças de 0 a 3 anos?
   Como eles estão numa fase de exploração do mundo que ocorre principalmente pelas mãos e boca, é necessário ter cuidado com matérias utilizados para que não sejam muito pequenos para que eles não engulam e atóxicos para que não provoque alergias ou intoxicações.
  A troca de fraldas também deve acontecer várias vezes para que a pele sensível das
 crianças não fique irritado.
   O outro importante cuidado é com relação à ingestão de líquidos. Deve-se oferecer água e suco para elas constantemente, a fim de que não se desidrate.
   O horário de sono é particular a cada criança, não se deve impor horário p/ dormir ou
acordar.
2.11.Na sua turma, há alguma criança especial?Qual sua necessidade especial?
Não
2.12.Fale um pouco desta experiência.
   Ser professora de educação infantil é um presente para mim. a cada descoberta a cada sorriso de uma criança adaptada a escola e socializando bem, sinto-me gratificada impulsionada a ser cada vez melhor para os “ pequenos “ contribuindo para o seu desenvolvimento e marcando positivamente essa linda fase de suas vidas.
2.13.Observações dos (as) alunos (as) quanto à visita.
   Ao ir à creche Tempo de Criança podemos observar que o dia todo, as crianças estão sob os cuidados de uma equipe multidisciplinar e que dentre as atividades desenvolvidas na creche estão: higiene corporal, bucal e ambiental; orientações psicopedagógicas; recreação e prática de esportes; elementos essências, pois é brincando que as crianças expressam sua criatividade imaginação, assim a criança tem a oportunidade de viver e conviver com uns coleginhas diferentes, através do brincar, de conversar em um ambiente social de aceitação, de confiança, de contato corporal.
  Compreendermos que a creche é também um espaço onde os pais precisam deixar seus filhos, para que, com tranqüilidade, possam realizar outras atividades da vida adulta. Analisamos também que a mesma cumprir essas funções, pois é bem organizada; tem planejamento, tem objetivos claros e adequados às necessidades das crianças. Além de ter uma proposta pedagógica elaborada a partir das características concretas de cada realidade, privilegiando o ser-criança, a ludicidade e o prazer de conhecer e aprender.
   Prever momentos diferenciados na rotina diária, como o horário da chegada, a alimentação, a higiene, o repouso, os jogos e brincadeiras, a exploração de materiais gráficos e plásticos, os livros de história, as atividades coordenadas pelos pedagogos, entre outros.
    Esta pesquisa de campo foi fundamental para conhecer na prática o que só aprendermos na teoria e como é realmente um trabalho especifico de creche.


Nenhum comentário:

Postar um comentário