Educação

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Escola Parque
60 anos

Semanário tema: o pensamento anisiano e o impacto na educação hoje

Por: Quésia da Silva Santana

Antes de falar sobre a palestra quero ressalta que a escola parque é um espetáculo em todos os sentidos, fique deslumbrada. É o sonho de qualquer professora trabalhar. De fato ela favorece ao professor em tudo: na estrutura na área no conforto nos matérias dentre outros. Muito bem organizada e bem conduzida. Não posso negar!
Agora sim o seminário foi maravilhoso compostos pela filha de Anísio Teixeira Anna Cristina e pela a palestrante Clarice Nunes do Rio de Janeiro e o meu professor Gedean Ribeiro como coordenador.
O seminário busca uma reflexão para que possamos requisitar o pensamento de Anísio Teixeira. Assim como é importante defende o meio ambiente é importante defende as idéias no sentido de melhor construção de conhecimento. Anísio sabia que o mundo era incerto (Hoje revisamos teoria, criamos paradoxos e reinventamos outros métodos de viver).
E, portanto o educar tem que ser para razão e a sensibilidade e não para simplesmente formarem analfabetos.
Anísio apaixonadamente defendeu a filosofia da educação, pois sabia que cabe a nós tornar o presente compreensível de acordo com as nossas ações. Hoje mais de que nunca seja em qualquer âmbito principalmente na educação nos convidar a pensar e rever conceitos, buscando assim uma transformação em todas as áreas.
Cabe a nos resgatar da obra de Anísio: o dialogo de poesia da arte da musica dentre outros. De fato o mesmo nos ajudar a levar o homem a algo mais elevado de conhecimento e de consciência; tanto na liberdade de pensamento e de criatividade.
A complexidade de pensar e exercer democracia nos leva a uma autonomia e uma responsabilidade. Acredito que aonde muitos viram problemas Anísio viu possibilidades. Vivendo sua vida cheia de inquietudes, em busca de renovações, tendo coragem para questionar e lutas pela uma educação significativa não de três horas, mas de tempo integral.
Suas palavras ainda têm forçar, quando falamos sobre a educação, nos trazendo fé e esperança mesmo quando a educação se mostrar amargosa e dificultosa.
Anísio trouxe a luz para educação como um exercício da nossa dignidade.
A palestra de fato foi maravilhosa bem dirigida, só que eu esperava bem mais. Devera o texto lido foi da própria palestrante, faltou um pouco de dinamismo, mais interação com o publico e também pelo fato dela só lê.
A palestra deu gostinho de quero mais, que pena! que não pude participar dos dois dias, iria acrescentar muito ao meu acervo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário