Educação

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011


 Filme:CRIANÇAS INVISÍVEIS


1.     CRIANÇAS INVISÍVEIS - (All the Invisible Children).
2.     O filme passa a reunião de sete curtas-metragens a historia de sete países, sete diretores, sete realidades infanto-juvenis, mas, todas com grande profundidade no que tange o mundo criança dos respectivos países; todos relacionados com o seu contexto sócio-cultural.
Ø     “Crianças invisíveis” com suas realidades próprias, retratar sobre questões que conhecemos no nosso cotidiano e nos identificamos com elas; Onde denunciam a violência, exploração, descriminação, racismo, irregularidades, erros, descaminhos e problemas, que abreviam a infância e forçam muitas crianças a amadurecer prematuramente à custa de grandes sofrimentos.
Ø     Neste filme relatar à realidade de forma nua e crua a relação destes personagens com os seus pais, ao falar da vida de Tanza um garoto que vivia no meio da Selva com outros refugiados que foram expulsos do vilarejo a qual viviam,tendo agora que se preocupar com sua sobrevivência, mesmo tendo saudade do meio a qual outrora vivia e dela usufruía como exemplo primordial o seu estudo não poderia volta, transformando Tanza em criança revoltosa por ter tirado o que era lúdico, educativo e prazeroso para ele.
Ø     Falar também sobre o garoto Lolo, que fazia parte de uma família cigana, a qual sofria maus tratos do seu pai e o forçava a roubar aponto de ser preso em uma dentenção. Devera na mesma aprenderá a cortar cabelo, mas Lolo sabia que nada iria mudar, pois lá fora não tinha ninguém par protegê-lo.
Ø     Blanca uma garota americana que fazia parte de uma família desestruturada onde os pais são drogados e tinha HIV a qual Blanca compartilhava da mesma doença sendo descriminada no seu convívio social principalmente dentro da escola.
Ø     Bilú e João catadores de papelão e latinha, pois este era o meio utilizado para sobreviver diante de uma sociedade desastrosa e cruel ao que diz a respeito à desigualdade econômica.
Ø     Jonathan tirava foto das guerras que existia constantemente tentando mostrar a realidade das crianças que pediam os seus lares e seus pais ficando sem estrutura família e suas lembranças de crianças que tentam sobreviver sob os ataques.
Ø     Ciro uma criança que devera roubava as pessoas na rua não estudava, estava a margem da sociedade e era visto como pivete, malandro e que a maioria da sociedade a descriminava.
Ø     Song-song litle cat mostra a realidade de duas crianças em socioeconômica diferente.
Acredito que estes sentimentos que nos envolveram ao assistir este filme podemos nos questionamentos estão que estas crianças jogadas em um mundo que se destrói diariamente, que prostitui e escraviza são crianças invisíveis aos nossos olhos? Que estes personagens da vida real não fazem parte do mundinho!Por tanto devemos refletir.
3. A cena que mais me marcou foi da criança Blanca sendo discriminada pelo fato de ter geneticamente a doença HIV positiva, e pela falta desrespeito das pessoas com a mesma deixando a se sentir discriminada socialmente moralmente e racialmente.
Tanza também me marcou ao se defrontar com os policias atirando sem dó, ou seja, adulto X criança e principalmente quando um dos seus amigos e atingindo e fala que naquele dia sentiu medo.
4.     O que mais gostei no filme foi que através Litle Cat com uma boneca quebrada, consegue através de sua vida e um simples jeito de amor ao entregar a rosa a Song- song conseguindo assim mudar a historia de uma família desestruturada e principalmente pelo fator de Litle Cat consegui adentrar em uma escola, onde dizemos que educação e para todos só no papel.
5.     O que não gostei foi perceber que vivemos neste contexto e não fazemos nada, que realmente estas crianças são invisíveis aos nossos olhos e que ao assistir o filme nos identificarmos nele e ainda por incrível que apareça estamos de olhos fechados e não entrelaçados nesta questão.
6.     O texto de Heloisa Luck que foi trabalhado em sala de aula relata sobre estas questões abordadas no filme quando se tratar de crianças e adolescentes que deveriam estas em sala de aula, mas não estão devido estas falta de uma gestão educacional que corresponda a estes contextos que cada criança se encontrar.
Pois o grande foco da educação hoje e que todos tenha direito a escola, acessividade a uma educação de qualidade. Um dos fatos que nos leva a refletir é sobre as melhorias da qualidade do ensino a qual é bastante discutida ao longo da historia, mas não é cumprida a LDB aos parâmetros curriculares a declaração universal dos direitos das crianças e adolescentes.
Acredito que precisarmos de uma educação conjunta que possa aliciar estas crianças para dentro da sociedade e der oportunidade para que venha ser lapida e transformada através de suas experiências tantos as positivas e as negativas onde o professor possa ser um mediador nesta função.

7.     Eu acredito que é importa destacar é a lição que este filme nos passa nos fazendo a refletir sobre o que andamos fazendo em nossas vidas, principalmente para que lembremos que um dia fomos crianças e que não esqueçamos essa época, independente de como foi, de seus sonhos, esperanças, ideais, e que trabalhemos para mudar essa realidade nua e crua em que o mundo se encontra que as forçam a se tornarem um ‘adulto em miniatura’, cujo único brinquedo que conhece é o que vê outras crianças se divertir, mas terão que trabalhar e muito para terem o mínimo para sua subsistência.




Nenhum comentário:

Postar um comentário