Educação

sábado, 18 de dezembro de 2010

Projeto de Estágio do Curso de Pedagogia

5º Semestre





QUÉSIA DA SILVA SANTANA






Lauro de Freitas
2010




1.      IDENTIFICAÇÃO:
Nome da Instituição: União Metropolitana de Educação e Cultura
Curso: Pedagogia
Nome das alunas/ estagiárias: Quésia da Silva Santana.
Escola: CEI Dr. Djalma Ramos
Endereço: Rua Via da Penetração, Vida Nova – Lauro de Freitas
Período: 25 a 29 de outubro de 2010
Duração: 40h
Classe: Grupo 04
Professora regente: Risojane
Professor-orientador do estágio: Jacqueline Leal

2.      TEMA:
“MEU CORPO”
3.      JUSTIFICATIVA:
Desde o nascimento, a criança a passa a utilizar o seu corpo para relacionar-se com os seus iguais, para movimentar-se e descobrir o mundo. Essas descobertas realizadas a partir do corpo são significativas e geram uma aprendizagem efetiva.
Na Educação Infantil, o trabalho com o corpo torna-se imprescindível, pois, nesse período, a criança demonstra grande curiosidade sobre si mesma. Tal curiosidade se manifesta verbalmente através das indagações, ou ainda através de suas explorações pessoais. Segundo o RCNEI (v.3, p.179, 1998), “a apresentação dos nomes das partes do corpo humano e de algumas de suas funções deve ser feita de forma contextualizada, por meio de situações reais e cotidianas”. Assim, gradativamente, a criança pequena desenvolve uma percepção integrada do próprio corpo à medida que reflete sobre sua utilização na realização de determinadas ações pertinentes ao cotidiano.
Ao professor da Educação Infantil, cabe a tarefa de planejar atividades diversas que reforcem a aprendizagem dos nomes das partes do corpo humano, tal como suas funções de maneira contextualizada evitando focalizar o corpo de forma fragmentada e desvinculada das ações que a criança realiza. É importante que as crianças possam perceber seu corpo como um todo integrado que envolve, tanto os diversos órgãos, membros e funções como também as sensações, emoções, sentimentos e o pensamento.
O trabalho consiste ainda em criar ambientes estimulantes, onde a criança sinta-se segura para explorar e construir seu conhecimento. Propor atividades lúdicas que envolvam a corporeidade da criança e possibilitem o seu desenvolvimento psicomotor, pois o corpo, os movimentos e a imagem que tem de si mesma, são fundamentais na sua aprendizagem e formação.
O presente projeto propõe trabalhar de forma interdisciplinar, contemplando as todas as áreas de conhecimento propostas pelo RCNEI (v.3, 1998) para a Educação Infantil, dando ênfase especial ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita dada sua importância para a formação do sujeito. Aspectos concernentes às quatro competências lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever, estão contemplados em todas as atividades propostas.
Segundo o RCNEI (v.3, 1998), a realidade deve ser analisada de maneira integral, sem fragmentações. O corpo não é um elemento isolado, além de suas características físicas ele está inserido em um contexto natural e social, convive com outros seres e ambientes, tem uma identidade, um nome, uma família, uma história. Além disso, o corpo como um todo e suas partes são excelentes instrumentos para o desenvolvimento do trabalho com a matemática, tornando possível a compreensão de conceitos como os de comparação, classificação, seriação, etc.
Por fim, ao propormos este projeto, nos apoiamos na afirmação de que “o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, está em função da aquisição de conhecimentos e habilidades e da formação de atitudes e valores de cada indivíduo”, (LDB, art. 32, inciso III). Assim, a partir desta proposta, pretendemos contribuir, mesmo que de maneira incipiente, com a formação de indivíduos livres e conscientes, que saibam utilizar suas capacidades e habilidades para o seu próprio desenvolvimento e para o bem comum, tornando-se assim, futuros agentes de uma nova ordem social.
4.      OBJETIVO GERAL:
Estimular, através de atividades lúdicas e prazerosas, a compreensão da formação do corpo humano, sua integralidade física, emocional e social; reconhecer suas partes e respectivas funções; fortalecer a sua identidade e autonomia; ampliar suas capacidades de comunicação e expressão, além de suas habilidades motoras.
5.SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES
6. EMPREENDIMENTOS/RESULTADOS ESPERADOS:
Que os alunos sejam capazes de reconhecer as partes de seu corpo, respeitando seus limites reconhecendo seu lugar no mundo e principalmente respeitando as diferenças.

REFERÊNCIAS:
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, DF, v. 3. 1998.
BRASIL. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 23 dez. 1996.
PINTO, ZIRALDO ALVES. O joelho Juvenal. São Paulo: Melhoramentos, 1983.
PINTO, ZIRALDO ALVES. Os Dez amigos. São Paulo: Melhoramentos, 1983.



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