Educação

sábado, 18 de dezembro de 2010

PLANO DE AULA 05
ESCOLA: CEI Dr. Djalma Ramos
DATA: 29/10/2010
GRUPOS: 04
TURNO: Matutino e Vespertino
PROFESSORAS REGENTES: Risojane
ESTAGIARIAS: Quésia da Silva Santana
ÁREA/TEMA: Linguagem Oral e Escrita, Linguagem Musical, Artes Plásticas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Respeitar e valorizar o próximo;
Adquirir hábitos para trabalhar em grupo;
Aprender a compartilhar as coisas de forma prazerosa
Aprender o que significa ser generoso;
Produzir trabalho de artes.
CONTEÚDOS: A amizade.
AÇÕES METODOLÓGICAS:
1º Momento:
Atividades Permanentes:
v     Mesinhas Interativas - enquanto aguardam o início da aula, os alunos podem escolher uma mesinha em que desejam desenvolver alguma atividade inicial, as opções são: quebra-cabeça, desenho livre, brinquedos, biblioteca.
v     Oração cantada;
v     Músicas;
v     Atualização do calendário;
v     Chamada – Realizada de forma participativa.
2º Momento:
Na roda iniciar uma conversa sobre a amizade com as seguintes perguntas: O que é ser amigo? Que tipo de coisas legais os amigos fazem? Registrar as reposta em um cartaz e expor na sala. Entregar uma folha de atividade (vide anexo 1) e pedir que as crianças desenhem a si mesmas e ao seu amigo.
3º Momento:
Realizar a brincadeira de roda com a cantiga de roda “Eu fui a Bahia comprar um chapéu” de autor desconhecido (vide anexo 2) e pedir às crianças que escolham um amigo, entreguem o chapéu a ele. O chapéu deve ser decorado pelos alunos e cada um vai escrever o nome do amigo que deseja presentear.
Para finalizar cada um vai entregar um pirulito de coração ao seu amigo dar um abraço e um beijo no rosto.
4º Momento:
Atividades Permanentes:
v     Lavar as mãos – colocar a música “Lavar as mãos” de Arnaldo Antunes;
v     Lanche;
v     Escovar os dentes;
v     Descanso.
5º Momento:
Conversa com os alunos na roda, agradecer pelos trabalhos e despedir-se, desejando a todos um ótimo fim de semana e enfatizando o quanto vai sentir falta deles. Entrega das lembrancinhas.
RECURSOS: Papel oficio, lápis de cor, giz de cera, brinquedos, livros diversos, quebra-cabeça, aparelho de som, Cd Castelo RaTim Bum, papel carmem para construir o chapéu; cola, tesoura.
AVALIAÇÃO: Processual, observando a participação, a interação, a contextualização e a coordenação motora dos alunos durante a realização das atividades.



Anexos

2. Nome:_____________________________________ Data:___/___/___
“Desenhe você e seu amigo”













Um tesouro nem sempre é um amigo, mas um amigo é sempre um tesouro.


2. Cantiga de Roda – Fui à Bahia comprar um Chapéu – autor desconhecido

Eu fui à Bahia comprar um chapéu
Da cor da lua
Da cor do céu
Não é para mim
Não é para ninguém
É para um amigo
Que eu quero bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário