PLANO DE AULA 02
ESCOLA: CEI Dr. Djalma Ramos
DATA: 26/10/2010
GRUPO: 04
TURNO: Matutino e Vespertino
PROFESSORA REGENTE: Risojane
ESTAGIARIAS: Quésia da Silva Santana
ÁREA: Natureza; Sociedade.
TEMA: Os sentidos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
CONTEÚDOS: Órgãos dos sentidos
AÇÕES METODOLÓGICAS:
Identificar ações que são realizados com cada um dos cinco órgãos mais conhecidos dos sentidos; exercitar a oralidade e elevar a auto-estima.
1º Momento:
Atividades Permanentes:
v Mesinhas Interativas - enquanto aguardam o início da aula, os alunos podem escolher uma mesinha em que desejam desenvolver alguma atividade inicial, as opções são: quebra-cabeça, desenho livre, brinquedos, biblioteca.
v Oração cantada;
v Músicas;
v Atualização do calendário;
v Chamada – Realizada de forma participativa.
2º Momento:
- Cantar a música “Cabeça, ombro, joelho e pé”, para retomar o tema da aula anterior, levar um grande cartaz com a letra da música. Distribuir atividade fotocopiada com a
3º Momento:
Dividir a sala em quatro grupos, e pedir para os grupos, uma vez de cada grupo identificar os órgãos dos sentidos em um painel feito anteriormente pela professora.
Após essa identificação, selecionar alguns alunos para colocar a seta com o nome dos órgãos dos sentidos.
4º Momento:
Atividades Permanentes:
v Lavar as mãos – colocar a música “Lavar as mãos” de Arnaldo Antunes;
v Lanche;
v Escovar os dentes;
v Descanso.
5º Momento:
Entregar a cada aluno uma atividade fotocopiada e solicitar que respondam acompanhando as orientações que serão dadas em relação ao assunto estudado.
Em seguida todos sentados no chão ou em suas cadeirinhas formaram uma roda e juntamente com a professora irão identificar as coisas através dos sentidos. Ex: pedir para fecharem olhos (com auxilio de uma venda) e mandar cheirar (recipiente de perfume), experimentar uma fruta. Podem usar objetos ásperos, macios, duro, mole, gelado, morno, doce, azedo, salgado... E após essa experimentação o aluno terá que adivinhar o que é.
Para finalizar brincaremos de Chefinho mandou; (pegar na boca, no nariz...).
RECURSOS: Lenço; Perfume; Cola; Papel ofício; Lápis; Doces; Salgados aparelho de som, CD da Xuxa, Cd Castelo RaTim Bum, atividade fotocopiada (vide anexo 1), atividade fotocopiada (vide anexo 2).
AVALIAÇÃO: Processual, observando a participação, a interação, a contextualização e a coordenação motora dos alunos durante a realização das atividades.
ANEXO
1.Os sentidos
1,2
1,2,3
Vem contar,
Vamos brincar
1,2,3
Vem contar,
Vamos brincar
Temos cinco sentidos
E os seus sentidos quantos são?
Cinco! São cinco! Hi5! (Hi5)
E os seus sentidos quantos são?
Cinco! São cinco! Hi5! (Hi5)
Temos cinco sentidos
E os seus sentidos quantos são?
Cinco! São cinco! Hi5! (Hi5)
E os seus sentidos quantos são?
Cinco! São cinco! Hi5! (Hi5)
Um - visão
Dois - audição
Três - paladar
Quatro - Tato
Cinco - Olfato
Dois - audição
Três - paladar
Quatro - Tato
Cinco - Olfato
Cinco sentidos!
Cinco sentidos
E os seus sentidos quantos são?
Cinco! São cinco! Hi5! (Hi5)
E os seus sentidos quantos são?
Cinco! São cinco! Hi5! (Hi5)
1,2
1,2,3
Vem contar,
Vamos brincar
1,2,3
Vem contar,
Vamos brincar
A visão pra te ver
Audição pra te ouvir
Vou pegar suas mãos
E com o tato sentir
Pra comer vou provar
Com o meu paladar
Olfato é pra cheirar
Audição pra te ouvir
Vou pegar suas mãos
E com o tato sentir
Pra comer vou provar
Com o meu paladar
Olfato é pra cheirar
Cinco sentidos, são cinco!
Cinco sentidos!
Cinco sentidos!
Cinco sentidos
E os seus sentidos quantos são?
Cinco! São cinco! Hi5! (Hi5)
E os seus sentidos quantos são?
Cinco! São cinco! Hi5! (Hi5)
Nós temos cinco sentidos
E os seus sentidos quantos são?
Cinco! São cinco! Hi5! (Hi5)
E os seus sentidos quantos são?
Cinco! São cinco! Hi5! (Hi5)
Um - visão
Dois - audição
Três - paladar
Quatro - Tato
Cinco - Olfato
Dois - audição
Três - paladar
Quatro - Tato
Cinco - Olfato
Cinco sentidos!
Cinco sentidos
E os seus sentidos quantos são?
Cinco! São cinco! Hi5! (Hi5)
E os seus sentidos quantos são?
Cinco! São cinco! Hi5! (Hi5)
1,2
1,2,3,4,5
Vejo a luz a brilhar
Ouço o som a tocar
E também ao sentir se está quente pra mim
Meu nariz sabe bem
Se o cheiro é bom ou ruim
1,2,3,4,5
Vejo a luz a brilhar
Ouço o som a tocar
E também ao sentir se está quente pra mim
Meu nariz sabe bem
Se o cheiro é bom ou ruim
Nenhum comentário:
Postar um comentário