Educação

sábado, 18 de dezembro de 2010

                           PLANO DE AULA 03
ESCOLA: CEI Dr. Djalma Ramos
DATA: 27/10/2010
GRUPOS: 04
TURNO: Matutino e Vespertino
PROFESSORA REGENTE: Risojane
ESTAGIARIAS: Quésia da Silva Santana
ÁREA: Natureza, Linguagem Oral e Escrita, Sociedade.
TEMA: As diferenças entre os seres humanos
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
         Reconhecer que cada ser humano tem suas particularidades;
Identificar e seriar os tamanhos dos colegas na ordem crescente e decrescente.
CONTEÚDOS: Diferenças e semelhanças.
AÇÕES METODOLÓGICAS:
1º Momento:
Atividades Permanentes:
v      Mesinhas Interativas - enquanto aguardam o início da aula, os alunos podem escolher uma mesinha em que desejam desenvolver alguma atividade inicial, as opções são: quebra-cabeça, desenho livre, brinquedos, biblioteca.
v      Oração cantada;
v      Músicas;
v      Atualização do calendário;
v      Chamada – Realizada de forma participativa.
2º Momento:
    Conversar informalmente revisando as noções referentes às partes do corpo e os órgãos dos sentidos.
    Deixar que os alunos se expressem livremente, fazendo as devidas colocações e orientações.
    Ao fim da conversa cantaremos uma música que é já bastante conhecida em sala de aula, a música eu mexo um dedo e acordando o corpo (anexo) dramatizando-a e pedir que as crianças mostrem as partes do corpo em si e nos amigos. Após a música mostraremos gravuras e pediremos que indiquem as partes do corpo.

3º Momento:
    Depois de nos divertimos um pouquinho com essa música, iniciaremos nossa rodinha de conversa levantando os conhecimentos prévios dos alunos a respeito das diferenças e semelhanças que eles têm.
    Discutiremos sobre essas diferenças apontadas pelos alunos, levando em consideração a diferença principal entre eles, a questão do sexo, depois trabalharemos com a diferença de altura, cor, magro, gordo, peso, massa e as quantidades (quantos olhos, pernas, braços), roupas e idade...


4º Momento:
Atividades Permanentes:
v      Lavar as mãos – colocar a música “Lavar as mãos” de Arnaldo Antunes;
v      Lanche;
v      Escovar os dentes;
v      Descanso.
5º Momento:
    Entregar a cada aluno uma atividade fotocopiada, e eles irão acompanhar juntamente com a professora a atividade assim respondendo-a de acordo com a aula aplicada e o entendimento.
    Para finalizar a professora mostrará para a turma uma caixa enfeitada dizendo que ali dentro tem um segredo e que não poderão contar para o coleginha (dentro da caixa estará um espelho), após todas as crianças terem visto o grande segredo que tem dentro da caixa, falar da importância e do valor que cada um tem, fazendo com que eles entendam que é fundamental cuidar do corpo, da aparência e que tendo todos esses cuidados seremos mais felizes e nos aceitaremos como somos.  

RECURSOS: Gravuras; Tesoura; Cola; Papel ofício; Lápis; Durex; Caixa; Espelho.
AVALIAÇÃO: Processual, observando a participação, a interação, a contextualização e a coordenação motora dos alunos durante a realização das atividades.

Anexos

1. Música – Acordando o corpo – Autor desconhecido





 (refrão)          
Vem dançar, vem requebrar
Vem fazer o corpo se mexer
Acordar
É a mão direita, mão direita, mão
Direita agora,
A mão direita, que eu acordar.
É a mão esquerda, a mão esquerda,
A mão esquerda agora
As duas juntas que eu vou acordar
(refrão)
É o ombro direito, é o ombro direito,
É o ombro que eu vou acordar.
É o ombro esquerdo, é o ombro.
Esquerdo
Os dois juntos que eu vou acordar
(refrão)
É o cotovelo direito, é o cotovelo
Direito
É o cotovelo que eu vou acordar
É o cotovelo esquerdo, é o cotovelo
Esquerdo
Os dois juntos que eu vou acordar
(refrão)
É o braço direito, é o braço direito
É o braço que eu vou acordar
É o braço esquerdo, é o braço
Esquerdo
Os dois juntos que eu vou acordar
(refrão)
É o joelho direito, é o joelho direito
É o joelho que eu vou acordar
É o joelho esquerdo, é o joelho
Esquerdo,
Os dois juntos que eu vou acordar
(refrão)
É o pé direito, é o pé direito, é o
Pé direito agora
É o pé direito, que eu vou acordar
É o pé esquerdo, é o pé esquerdo
É o pé esquerdo agora
Os dois juntos que eu vou
Acordar
(refrão)
É a cabeça, os ombros, as mãos,
Cotovelos e braços
Que eu vou acordar
A cintura, a barriga, o bumbum,
Os joelhos




2.Música – Eu mexo um dedo
Eu mexo um dedo
Digui di, Digui di
Eu mexo o outro
Digui di, Digui di
Eu mexo os dois
Digui di, Digui di
Eu mexo os dois
Digui di, Digui di
Eu mexo a mão
Digui di, Digui di
Eu mexo o outro
Digui di, Digui di
Eu mexo as duas
Eu mexo um braço
Digui di, Digui di
Digui di, Digui di
Eu mexo as duas

Nenhum comentário:

Postar um comentário