Educação

sábado, 18 de dezembro de 2010

PLANO DE AULA 01
ESCOLA: CEI Dr. Djalma Ramos
DATA: 25/10/2010
GRUPO: 04
TURNOS: Matutino e Vespertino
PROFESSORA REGENTE: Risojane
ESTAGIARIAS: Quésia da Silva Santana
ÁREA/TEMA: Natureza; Sociedade; Linguagem Oral e Escrita; Linguagem musical.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Identificar as partes do corpo;
Representar as diferenças e semelhanças do corpo humano quanto ao sexo;
Exercitar a coordenação motora,
Interagir com os demais;
Reconhecer as letras de seus nomes a partir de diversas palavras.
CONTEÚDOS: O corpo humano e suas partes, identidade.
AÇÕES METODOLÓGICAS:
1º Momento:
Atividades Permanentes:
v      Mesinhas Interativas - enquanto aguardam o início da aula, os alunos podem escolher uma mesinha em que desejam desenvolver alguma atividade inicial, as opções são: quebra-cabeça, desenho livre, brinquedos, biblioteca.
v      Oração cantada;
v      Músicas;
v      Atualização do calendário;
v      Chamada – Realizada de forma participativa.
2º Momento:
   Solicitar que todos se sentem no chão em círculo e fazer o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca das partes do corpo humano, depois da participação de todos, apontar as partes de seu corpo e os alunos devem identificar. Ex. (boca, nariz, perna, braços, orelha, etc.), falar o máximo de partes possível para que todos possam participar.
3º Momento:
   Solicitar que fiquem de pé, para cantarmos a música “Cabeça, ombro, joelho e pé” Autor desconhecido, (vide Anexo), a cantoria deve ser acompanhada da coreografia que aponta as partes do corpo faladas na letra da música.
4º Momento:
   Dividir a sala em quatro grupos, e pedir para os grupos, cada um em um determinado momento, que identifique as partes do corpo em um painel feito anteriormente pela professora. Isso se dará com a seleção de alguns alunos para ir ao painel colocar a seta indicando as partes do corpo.

5º Momento:
Atividades Permanentes:
v      Lavar as mãos: colocar a música “Lavar as mãos” de Arnaldo Antunes;
v      Lanche;
v      Escovar os dentes;
v      Descanso.
6º Momento:
   Entregar a cada aluno uma atividade fotocopiada, e eles irão acompanhar juntamente com a professora a atividade assim respondendo-a de acordo com a aula aplicada e o entendimento deles.
    Em seguida sentados em círculo no chão juntamente com a professora irão desenhar um aluno no papel metro, após identificaram cada parte do corpo.

7º Momento:
   Na rodinha brincar de “Simão”. Todos em pé a Professora diz a palavra Simão seguida de uma orientação, exemplo: Simão, mão na cabeça; e todos devem seguir as instruções; quando a professora diz apenas uma orientação, mas não diz “Simão”, a criança que fizer o movimento é eliminada da brincadeira, ficando de estátua. A brincadeira termina quando restar somente um aluno.
RECURSOS: Papel oficio, lápis de cor, giz de cera, quebra-cabeça, brinquedos, livros diversos, aparelho de som, CD da Xuxa, Cd Castelo RaTim Bum, papel metro, piloto, cola, tesoura,  revistas, envelopes.
AVALIAÇÃO: Processual, observando a participação, a interação, a contextualização e a coordenação motora dos alunos durante a realização das atividades.
ANEXOS

1.      Música - Cabeça, ombro, joelho e pé – Autor desconhecido.



Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, hum e pé

Hum, hum, hum e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e pé
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum


2.      Música - Lavar As Mãos - Composição: Arnaldo Antunes
Uma
Lava outra, lava uma
Lava outra, lava uma mão
Lava outra mão, lava uma mão
Lava outra mão
Lava uma
Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira
Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira
Lava uma (mão), lava outra (mão)
Lava uma, lava outra (mão)
Lava uma
A doença vai embora junto com a sujeira
Verme, bactéria, mando embora embaixo da torneira
Água uma, água outra
Água uma (mão), água outra
Água uma
A segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira
Na beira da pia, tanque, bica, bacia, banheira
Lava uma mão, mão, mão, mão
Água uma mão, lava outra mão
Lava uma mão
Lava outra, lava uma






Nenhum comentário:

Postar um comentário