PLANO DE AULA 01
ESCOLA: CEI Dr. Djalma Ramos
DATA: 25/10/2010
GRUPO: 04
TURNOS: Matutino e Vespertino
PROFESSORA REGENTE: Risojane
ESTAGIARIAS: Quésia da Silva Santana
ÁREA/TEMA: Natureza; Sociedade; Linguagem Oral e Escrita; Linguagem musical.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Identificar as partes do corpo;
Representar as diferenças e semelhanças do corpo humano quanto ao sexo;
Exercitar a coordenação motora,
Interagir com os demais;
Reconhecer as letras de seus nomes a partir de diversas palavras.
CONTEÚDOS: O corpo humano e suas partes, identidade.
AÇÕES METODOLÓGICAS:
1º Momento:
Atividades Permanentes:
v Mesinhas Interativas - enquanto aguardam o início da aula, os alunos podem escolher uma mesinha em que desejam desenvolver alguma atividade inicial, as opções são: quebra-cabeça, desenho livre, brinquedos, biblioteca.
v Oração cantada;
v Músicas;
v Atualização do calendário;
v Chamada – Realizada de forma participativa.
2º Momento:
Solicitar que todos se sentem no chão em círculo e fazer o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca das partes do corpo humano, depois da participação de todos, apontar as partes de seu corpo e os alunos devem identificar. Ex. (boca, nariz, perna, braços, orelha, etc.), falar o máximo de partes possível para que todos possam participar.
3º Momento:
Solicitar que fiquem de pé, para cantarmos a música “Cabeça, ombro, joelho e pé” Autor desconhecido, (vide Anexo), a cantoria deve ser acompanhada da coreografia que aponta as partes do corpo faladas na letra da música.
4º Momento:
Dividir a sala em quatro grupos, e pedir para os grupos, cada um em um determinado momento, que identifique as partes do corpo em um painel feito anteriormente pela professora. Isso se dará com a seleção de alguns alunos para ir ao painel colocar a seta indicando as partes do corpo.
5º Momento:
Atividades Permanentes:
v Lavar as mãos: colocar a música “Lavar as mãos” de Arnaldo Antunes;
v Lanche;
v Escovar os dentes;
v Descanso.
6º Momento:
Entregar a cada aluno uma atividade fotocopiada, e eles irão acompanhar juntamente com a professora a atividade assim respondendo-a de acordo com a aula aplicada e o entendimento deles.
Em seguida sentados em círculo no chão juntamente com a professora irão desenhar um aluno no papel metro, após identificaram cada parte do corpo.
7º Momento:
Na rodinha brincar de “Simão”. Todos em pé a Professora diz a palavra Simão seguida de uma orientação, exemplo: Simão, mão na cabeça; e todos devem seguir as instruções; quando a professora diz apenas uma orientação, mas não diz “Simão”, a criança que fizer o movimento é eliminada da brincadeira, ficando de estátua. A brincadeira termina quando restar somente um aluno.
RECURSOS: Papel oficio, lápis de cor, giz de cera, quebra-cabeça, brinquedos, livros diversos, aparelho de som, CD da Xuxa, Cd Castelo RaTim Bum, papel metro, piloto, cola, tesoura, revistas, envelopes.
AVALIAÇÃO: Processual, observando a participação, a interação, a contextualização e a coordenação motora dos alunos durante a realização das atividades.
ANEXOS
1. Música - Cabeça, ombro, joelho e pé – Autor desconhecido.
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Joelho e pé
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, hum e pé
pé
Hum, hum, hum e pé
pé
pé
Hum, hum, hum e pé
pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e pé
Joelho e pé
Hum, hum, hum e pé
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Hum e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
2. Música - Lavar As Mãos - Composição: Arnaldo Antunes
Uma
Lava outra, lava uma
Lava outra, lava uma mão
Lava outra mão, lava uma mão
Lava outra mão
Lava uma
Lava outra, lava uma
Lava outra, lava uma mão
Lava outra mão, lava uma mão
Lava outra mão
Lava uma
Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira
Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira
Lava uma (mão), lava outra (mão)
Lava uma, lava outra (mão)
Lava uma
Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira
Lava uma (mão), lava outra (mão)
Lava uma, lava outra (mão)
Lava uma
A doença vai embora junto com a sujeira
Verme, bactéria, mando embora embaixo da torneira
Água uma, água outra
Água uma (mão), água outra
Água uma
Verme, bactéria, mando embora embaixo da torneira
Água uma, água outra
Água uma (mão), água outra
Água uma
A segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira
Na beira da pia, tanque, bica, bacia, banheira
Lava uma mão, mão, mão, mão
Água uma mão, lava outra mão
Lava uma mão
Lava outra, lava uma
Na beira da pia, tanque, bica, bacia, banheira
Lava uma mão, mão, mão, mão
Água uma mão, lava outra mão
Lava uma mão
Lava outra, lava uma
Nenhum comentário:
Postar um comentário