Educação

sábado, 26 de novembro de 2011

REFERENCIAS:


REFERENCIAS:

BORNE, Roseclélia Maria Malucelli, Representações dos surdos em relação à surdez e implicações na interação social, dissertação de mestrado da UTP, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2002

CHAMBERS, Ian. Migración, cultura, identidad. Buenos Aires: Amorrortu Editores, 1995.

DORZIAT, Ana. Metodologias especificas ao ensino de surdos: análise crítica. http://www.ines.org.br/ines_livros/13/13_PRINCIPAL.HTM acessado: 22/04/2006.

FELIPE, Tanya A. A Função do Intérprete na escolarização do Surdo falante de Libras. Texto da palestra. 2004.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio: o dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

FERNANDES, Eulália. Surdez e Bilingüismo: Leitura de Mundo e Mundo da Leitura. http://www.ines.org.br/ines_livros/13/13_PRINCIPAL.HTM acessado: 22/04/2006.

FLEURI, Reinaldo Matias. Propostas curriculares: entre o oficial e o alternativo. 23ª Reunião Anual da ANPEd. 26/09/2000, Caxambu - MG.

FREMAN, Roger D., CARBIN, Crifton F, BOESE, Roberto J. Seu filho não escuta? Um guia para todos que lidam com crianças surdas. Brasília: MEC/SEESP, 1999.

GOLDFELD, Márcia. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sócio-interacionista. São Paulo: Plexus, 1997.

HALL, S. Identidade culturais na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP & A, 1997.

HALL, Stuart. Da diáspora identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

LANE, Harlan. A Máscara da Benevolência: a comunidade surda amordaçada. Lisboa: Instituto Piaget, 1992.

LORENZETTI, Maria Lúcia. A inclusão do aluno no ensino regular: a voz das professoras.fonte:http://72.14.203.104/search?q=cache:5RQqlgu6iVcJ:www.ines.org.br/paginas/revista/espaco18/Atualidade01.pdf+inclus%C3%A3o
+de+surdos&hl=pt-BR&gl=br&ct=clnk&cd=3, acessado: 22/04/2006.

PERLIN Gladis e MIRANDA WILSON. Surdos: o Narrar e a Política In Estudos Surdos – Ponto de Vista: Revista de Educação e Processos Inclusivos nº 5, UFSC/ NUP/CED, Florianópolis, 2003

PERLIN, Gladis. Identidades Surdas. In C. Skliar (Org.) A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Editora Mediação, 1998.

PERLIN, Gladis. O Lugar da Cultura Surda, In THOMA, Adriana da Silva e LOPES, Maura Corcini (orgs), A Invenção da Surdez: Cultura, alteridade, Identidade e Diferença no campo da educação, Santa Cruz do Sul, EDUNISC, 2004

RADUTZKY, Elena. Dizionario bilíngüe elementare della língua italiana dei segni, Roma, Itália, Edizioni Kappa, 1992.

RÉE, Jonathan, Os deficientes auditivos são uma nação a parte?, Inglaterra, 2005.

fonte:http://www.sentidos.com.br/canais/materia.aspcodpag=7809&codtipo=1&subcat=31&canal=visaoacessado em 17/03/2005

ROCHA, Everardo. O Que É Etnocentrismo? Editora Brasiliense, 1984.

SÁ, Nídia Regina Limeira de. Os Estudos Surdos. 2004.

www.feneis.org.br/educacao/artigos_pesquisas/estudos_surdos.htm acessado em 20/11/2005

SILVA Tomaz. T. da. A produção Social da identidade e da diferença. In SILVA T. T. da (Org.) Identidade e Diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

Silva. Tomaz.T. Contrabando, incidentes de fronteira: ensaios de estudos culturais em educação. Porto Alegre. 1998.

SKLIAR, Carlos. A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Editora Mediação, 1998.

____________ A forma visual de entender o mundo. In Educação para todos .Revista especial, SEED/DEE Curitiba, Editora Expediente, 1998- a

____________ Una mirada critica sobre la educacion bilingue para sordos. Polïtica de las identidades sordas y multiculturalismo. I Congresso Ibero-Americano, Lisboa, Portugal, julho de 1998- b

STROBEL, Surdos: vestígios culturais não registrados na história. Dissertação de mestrado em fase de elaboração, na área de educação GES / UFSC, 2006.

SUTTON-SPENCE, Raquel. Narrativa e poesia da língua de sinais. Florianópolis, UFSC: 2005.

VILHALVA, Shirley. Língua Brasileira de Sinais: 121 anos de proibição da língua que sempre esteve viva para a comunidade surda. 24/05/2004

Fonte: http://www.tveregional.com.br/colunistas.php?IDc=9&IDa=8. acessado: 22/04/2006.

WIDELL, Joanna As fases históricas da cultura surda, Revista GELES – Grupo de Estudos Sobre Linguagem, Educação e Surdez nº 6 – Ano 5 UFSCRio de Janeiro: Editora Babel, 1992.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In SILVA, Tomaz T. (Org.) Identidade e Diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

WRIGLEY, Oliver. Política da Surdez, Washington: Gallaudet University Press,1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário