Educação

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Período Pombalino

C
omeçou com a ruptura na historia da educação no Brasil a com a expulsão dos jesuítas pelo Marques de Pombal. Os jesuítas foram expulsos das colônias em função de radicais diferencia  de objetivos com os interesses da corte. Pombal pensava em reerguer Portugal da decadência que se encontrava diante de outras potencias européias as época. A educação dos jesuítas não convinham aos interesses comercias emanado por Pombal. Se as escolas de companhia de Jesus tinham por objetivo servir aos interesses da fé, Pomba pensou em organizar a escola para servir aos interesses do estado. A medida que integrava a chamada reforma pombalina, afetava a economia, a administração  e o ensino da metrópole e de todas a colônias.
No Brasil, a solução encontrada para substituir o sistema de ensino criado pelos jesuítas foi à criação de aulas regias. 
Eram aulas avulsas, ministradas por docentes pagos com os recursos provenientes de subsídios literários. Um imposto criado ara este fim. Diante de uma estrutura incipiente e de falta de professores capacitados, o ensino no Brasil foi drasticamente prejudicada, aumentando a distancia entre pequenos grupos de letrados e a massa da população analfabeta. A ineficácia da aula regia levou muitas famílias que tinha mais recursos a contratar professores particulares para ensinar seus filhos, as aulas eram ministradas nas casas dos alunos. Embora a reforma pombalina não tivesse repercutido de imediato na colônia, foram lançadas sementes de um novo processo que iria amadurecer aos poucos a partir do século seguinte.

Pergunta:

1-     Por que apesar de ajudar no processo de colonização, os jesuítas foram expulsos do Brasil?

Os jesuítas foram expulsos por motivos econômicos e políticos:
Econômicos por que Portugal passava por uma crise e o Marques de Pombal queria se apropriar e incorporar as riquezas adquiridas pelos jesuítas.
Políticos porque Pombal queria romper a relação Estado e Igreja para que o estado fosse modernizado e a influencia da igreja fosse reduzida
Os jesuítas foram considerados traidores por não aceitarem essa imposição i foram acusados de terem atentado contra a vida do rei. Então em 1959 D. José I assinou a lei de expulsão


Período Joanino

N
este período ainda não havia uma política de educação sistematizada e nem planejada, porem trouxeram no âmbito da educação muitas mudanças, com já existiam as aulas regias do tempo de Pombal. Então criaram escola de nível superior para atenderem as necessidades do momento, promovendo a abertura de cursos especiais, diversos cursos avulsos de economia, química e agricultura. Alem das adaptações administrativas necessárias, houve o incremento das atividades culturais, antes inexistente ou simplesmente proibida. Essas iniciativas estavam de acordo com o movimento iluminista que já amadurecia na Europa, trazendo varias inovações no campo cultural.
As faculdades foram criadas no período do primeiro império o qual esta dividida em três níveis, ensino elementar, secundário e superior. Visando também a formação de professores, a educação da mulher e a pedagogia. Ainda no final do império surgem algumas mudanças no quadro educacional, por conta do intenso debate sobre a educação.

Brasil império

E
ste período é caracterizado pela vinda da corte portuguesa para ao Brasil, passando por modificações consideráveis, a qual se estende da independência, em 1892 à proclamação da republica, em 1889. Seguindo pelo primeiro e segundo império. Foi necessário erguer os edifícios para o funcionamento da administração no Brasil.
 Alem disso o segundo império com o incremento da cultura do café que expandiu-se, reativando o comercio e o trabalho assalariado e substituindo aos poucos a mão-de-obra escrava. Quanto a ação do Barão de Mauá imprimiu pequeno surto industrial embora o processo de industrialização não tinha sido levado a bom termo, devido as falências, as cidades cresceram e a sociedade tornou-se mais complexa, com o aumento dos quadros da pequena burguesia urbana.

Jesuítas x Pombalinos (Idéias Pedagógicas)

O
s jesuítas tinham uma educação regida por RATIO STUDIO RUM com regra e normas, eles influenciaram muito na educação dos filhos dos colonos, os jesuítas trazia consigo os padrões europeus ou seja, o clero, veio ensinar a técnica de ler e escrever, com isto começou u surgimento de criação de escola elementares, secundarias, seminarista e missões. Porem a sua doutrina era dogmático, pois afirmava, de forma absoluta o ser homem capaz de chegar a verdade segura e exclusivamente por meio da razão. Já no pombalino é voltada a burguesia (Dinheiro), Pombal iria implantar um método diferente dos jesuítas, essa intervenção direta não foi bem, sucedida, pois esta transmissão entre esses dói processos, não levou a nada> no período pombalino os livros foram destruídos, os manuscritos mais importantes. Já os Jesuítas tinham livros que só a igreja podia ler. A educação foi prejudicada, Pombal veio para modificar trazendo cursos, tinha com sistema de aluas regias, disciplinas isoladas, oferecendo aulas de línguas modernas, com Francês, geometria entre outras. Ele não conseguiu de imediato introduzir as inovações provocando o retrocesso de todo o sistema educacional brasileiro

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