Educação

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Fichamento de Citação


Gestão Escolar         Organização da Aprendizagem           1

LIBANEO, Jose Carlos. As áreas de atuação da organização e da gestão escolar para melhor aprendizagem dos alunos. Educação escolar; políticas, estrutura e organização, 2.ed.São Paulo:Cortez,2005

“Entendemos por áreas de atuação as atividades básicas que identificam uma instituição escolar e asseguram seu funcionamento, tendo em vista a melhor aprendizagem dos alunos” (Libaneo, 2005, p.355).

“As atividades e as formas de organização e de gestão da escola pode favorecer ou prejudicar o alcance dos objetivos pedagógicos” (Libaneo, 2005, p.355).

    [...] projeto pedagógico, que confere maior amplitude á idéia de um planejamento abrangente de todo o conjunto das atividades escolares e não apenas do currículo, deveria ser pensado, discutido e formulado coletivamente também como forma de construção da autonomia da escola, por meio do qual toda equipe é envolvida nos processos de tomada de decisões sobre aspectos da organização escolar e pedagógico-curricular (Libaneo, 2005, p.357).


“O projeto pedagógico-curricular é a expressão das aspirações e dos interesses do grupo de especialistas e professores” (Libaneo, 2005, p.358).
“È bastante conveniente que as fases de elaboração do projeto sejam desenvolvidas com base em esboço prévio formulado por uma comissão escolhida pela equipe escolar” (Libaneo, 2005, p.359).

Nenhum comentário:

Postar um comentário