Educação

sábado, 5 de fevereiro de 2011

                                 “EDUCAÇÃO PÚBLICA”

   A educação é um dos instrumentos fundamentais no combate À desigualdade, pois contribui de modo decisivo, para a formação e a preservação de valores, sociais, cívicos e culturais essenciais, pois um dos princípios da escola pública é:
*     Avaliação permanente, do desenvolvimento escolar, tanto pelo estado, quanto pela sociedade.
*     Defender uma educação que não ignora o estado de miséria social e política das populações marginalizadas.
*     Possibilitar cada escola a escolher seu projeto, sua direção e executar as políticas traçadas conjuntamente.
*     Visar À democratização do acesso e da gestão, e a construção de uma nova qualidade de ensino
*     Tem uma comunicação direta entre governos e escolas, eliminando burocracias intermediárias.
*     Têm objetivos e metas educacionais claramente estabelecidos entre escolas e governos.
     Segundo a LDB- Lei Diretrizes de Base da Educação Nacional, a educação, dever da família e do estado inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tendo como princípios:
*     Igualdade acesso/proeminência.
*     Liberdade.
*     Tolerância.
*     Coexistência - público-privada.
*     Gratuidade do ensino público.
*     Valorização do profissional.
*     Gestão democrática.
*     Padrão de qualidade.
*     Valorização extra-escolar.
*     Escola, trabalho - pratica social.
   A escola pública baseada no Art.33º nós dar proeminência na matrícula facultativa, e no ensino religioso, tendo livre manifestação pública de pensamento e de informação sobre o ensino e a produção do saber. Não incidirão quaisquer imposições ou restrição de natureza, filosófica, ideológica, religiosa ou política.
   Art.4º no parágrafo I nos afirma que e o dever do estado garantir nas escolas o ensino fundamental obrigatório, inclusive para aqueles que não tiveram acesso na idade própria. No parágrafo II o estado garantir oferta de educação escolar regular para jovens e adultos com características e modalidades adequados as suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhares as condições de acesso e permanência na escola. No parágrafo VIII garantir o atendimento ao educando, no ensino fundamental público, por meio de programas suplementares de material didático- escolar, transporte, alimentação e assistência á saúde.
   Art.13 Parágrafos I incumbir ao docente participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
   Baseado na LDB de 1961 nós relatar sobre o projeto da “defesa da liberdade de ensino” abriu, caminho para exploração comercial da educação impedindo, na prática, o desenvolvimento escola pública.
   No Art. I a educação no princípio da democracia da liberdade de expressão, da soberania nacional e do respeito aos direitos humanos é um dos agentes do desenvolvimento de capacidade de elaboração e reflexão crítica da realidade, visando a preparação para o trabalho e a sustentação da vida.

   No Art.II o ensino público e gratuito e laico vem todos os níveis de escolaridade é direito de todos os cidadãos brasileiro, sem distinção de sexo, raça, idade, confissão religiosa, filiação política ou classe social.

Introdução
   Nada é mais gratificante do que educação, consolidando esforços a cada dia e criando metas que são traçadas com sentimentos conjuntos porque tudo nesta vida se conquistar em parceria. Escola Pública é compromisso daqueles que tem visão de levar conhecimento a tantas nesta nação, de Anísio a Teixeira, de Ribeiro a Lobato, Rui Barbosa, quantos são?Só sabemos que são muitos que dedicaram a sua vida para trazer uma democratização.
   Criticar a educação Pública é uma tarefa rotineira, porém ela defende uma educação que não ignora o estado de miséria social e política das populações marginalizadas, Hosana pedagogia embeleza como luz, nos arredores da sociedade brilham que reluz, fazendo da educação um dos instrumentos fundamentais no combate á desigualdade. Além das bases, matérias, vocês levam muito mais, ensinar cidadania é missão que satisfaz porque na escola pública ou privada sempre existe “contramão” mais educação somado a comunidade a sociedade, precisa de Direção.
   O futuro é sempre o hoje, e o hoje é um furo no passado por onde o futuro começa a jorra, precisarmos crescer forte enxergando possibilidades de cada dia melhorar, a educação pública é como um mito comparado a uma Grécia mais aqui ele é gigante, num cenário que tem pressa. Pressa em uma educação sem distinção de sexo, raça, idade, confissão religiosa, filiação política ou classe social onde a família e o estado possam andar em ruas distintas assumindo consigo mesmo o compromisso de estar cumprindo os seus direitos e deveres.
   Pois nós como cidadãos e algumas entidades sub-escritores defendemos sim! Um ensino democrático de qualidade para todos pelo que exigem ao Governo e a Assembléia da República uma mudança de rumo na política educativa no sentido de serem respeitados, os conceitos constitucionais a Lei de Bases do Sistema Educativo e de serem aprovados outros instrumentos legais que promovam a Escola Pública. 



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