Educação

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

                        TRAMA DO OLHAR: FREINET X ZIRALDO                                   

Freinet nos trouxe uma literatura pedagogia diversificada e diferente, proporcionando a nós futuros pedagogos e pedagogos uma amplitude de técnicas como se trabalhar os conteúdos em sala de aula e fora. Ele propunha uma mudança da escola, pois a considerava teórica e, portanto desligada da vida.
Sendo que suas propostas pedagógicas de ensino estão baseadas em investigação a respeito da maneira de pensar da criança e de como ela constrói seu conhecimento. Pois a sua preocupação é com a formação de um ser social que atua no presente.
Como também descreve Ziraldo a criança aprende aquilo que vivencia (experiências) no seu cotidiano, ou seja, o professor tem que estar apto para fazer esta conexão.
Freinet utilizar esta mesma linguagem, para ele o aprender deveria passar por experiências de vida, e isso só é possível pela ação, através do trabalho, pois propunhava aos professores uma escola ideal, criativa e libertadora.
Freinet acreditava que a criança precisa escrever o que ela quer como ele quer do modo que ela quiser; Se ela quiser fazer uma poesia, um desenho com uma escrita, o que for. Mas precisa ser livre, um texto livre que a mesma tenha vontade de escrever e compartilhar com os seus colegas.
No entanto buscava um caminho para todas as crianças com suas diferenças de inteligência, caráter e posição social. Já Ziraldo traz a concepção de literatura como fenômeno de linguagem, resultado de uma experiência existencial. Tanto Ziraldo e Freinet dão ênfase na comunicação, ou seja, é a palavra que permite aos seres, coisas, emoções, percepções etc., tornando-se existentes e comunicantes, ou melhor, reais.
O interessante em Ziraldo é que ele dá uma valorização maior nas imagens ou ilustração, como uma linguagem altamente sedutora e essencialmente formadora da consciência de mundo das crianças, porque estimula o “olhar” de descoberta e o pensar as quais são fundamentais para descoberta e conhecimento de mundo.
Todavia os dois trouxeram imensas contribuições para formação pedagógicas de todos aqueles que fazem parte do ensino aprendizagem das crianças e dá aqueles que estão dispostos a crescer e aprender. 


Referência:
Coleção Grandes Educadores.
 Biblioteca pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário