Educação

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Música a linguagem da emoção
Tema: O símbolo do coração

A musica não é somente um monte de letras, uma partitura sendo interpretada, ou até mesmo uma melodia sendo escutada. Mas é o símbolo do coração a revelação da alma, quando este é tocado não somente com a cabeça e o dedo, mais entoada como uma literatura harmônica.
Segundo LOUREIRO (2003, p.67),
A arte deixa de lado o seu rigor técnico e cientifico para se tornar veiculo de expressão humana.
A musica, seguindo esse caminho, cede lugar aos sentimentos, buscando liberdade. Esse era a propósito no qual a arte-educação se baseava para o ensino da musica.

Ao descrever a musica, descrevo com emoção, pois ela me faz sentir algo diferente, sentimento estes de alegria, melancolia, violência; calma, paixão e assim por diante. E como se eu estivesse mergulhada em um mar de sons, em qualquer lugar no tempo.
Quando estamos lendo ou ouvindo música, não conseguimos ser totalmente imparciais e não fazer alguma espécie de juízo a respeito do que é lido ou ouvido. Ao contrário, o que lemos ou ouvimos é automaticamente, num processo pré-reflexivo, computado, comparado com as nossas referências passadas e presentes. Assim é que podemos a principio, encontrar na leitura ou audição um elemento de identificação positiva ou negativa, que nos conduza a uma imediata atração ou repulsa ao objeto apreciado.
(SCHMIDT, 1995, p.71)

Acredito que a musica é uma linguagem universal: sendo interpretada de varias formas, muitas vezes como robs, diversão, instrumento de trabalho dentre outros; Trazendo a tonar lembranças e imagens marcantes.
Portanto ela é o som da natureza nos convocando para tocá-la, pois afinal, ela esta passando uma mensagem para nós.
Referencia:
Filme: A musica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário