Educação

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

QUEM SABE LER TEM O PODER DE TRANSFORMAR O MUNDO





No nosso gigantesco Brasil, por incrível que pareça, ainda existem pessoas que não tiveram a chance de apreciar uma obra literária, e ocupar a mente com leituras prazerosas, acreditando que os livros abrem vários caminhos e a leitura completa o individuo.
 No filme: O Leitor passa uma imagem clara e especifica que muitas vezes o analfabetismo, ainda  passa despercebido diante de nossos olhos e dos poderes aquisitivos. Devera dizem que é dever do Estado propiciar uma educação de qualidade para todos, mas isto não acontece.
Acreditamos que o agir pelo bem social e ter esperança, possibilitar diversas e favoráveis oportunidades em mundo cultural, onde a teoria torna-se realidade, contribuindo para o conhecimento cada vez mais, e melhor da leitura prazerosa em nossa sociedade.
Portanto sabemos que o individuo que lê ou tem o hábito da leitura se torna cada vez mais apto para conviver em sociedade, pois quando lemos, estamos não só fazendo a versão oral do escrito, mas, sobretudo, construindo sentido a partir do escrito, questionando-o e explorando o que está nele e além dele.
Hanna mesmo vivendo uma realidade completamente diferente de Michael, um menino instruído na leitura e com uma visão bem aberta pro mundo, Hanna era apenas uma mulher madura que não teve a oportunidade de aprender a ler e escrever, mas tinha em seu coração o desejo de ser alfabetizada, e uma grande expectativa de um dia, mesmo distante alcança-se o sabor da leitura.
Por consequência disto Hanna tomou algumas atitudes que influenciaram na sua vida de uma forma geral, o que poderia ser totalmente diferente se a mesma fosse alfabetizada e letrada; Já que a leitura tem a capacidade de influenciar no nosso modo de agir, pensar e falar abrindo um vasto leque de enriquecimento cultural social.


Referência

O leitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário