“A bondade é o que realmente importa.
“A Bondade, o amor e a compaixão combinados são
sentimentos que levam a essência da fraternidade, são os alicerces da paz
interior.” Dalai Lama
1 TEMA DO
PROJETO: “Paz
no mundo começa em mim”.
Sub
tema:Retomar os valores
relegada ao esquecimento.
Cultivar a paz é missão
de todos nós.
2
JUSTICATIVA
Este mini projeto foi elaborado a partir
da observação feita através do projeto geral da escola, cujo tema é a paz no
mundo começa em mim, e partindo também do pressuposto que estes alunos
vivenciam no seu cotidiano a prática da violência, fato gerador para a busca da
tão esperada e sonhada PAZ. conceito em sala de aula e da comunidade escolar
dos alunos do 5º. Ano do EJA, dando partida das experiencias vividas no
dia-a-dia, buscando resultados que apontem a violência em diferentes formas.
Há diferentes maneiras de se promover a
paz, desde a paz interior, a paz no ambiente em que vivemos (escola, família,
bairro e comunidade) a paz no planeta. Devemos cultivar os valores desde a infância.
Pois os valores se constroem com o outro, nas ações do dia-a-dia. Sendo assim
cada um pode disseminar a paz com as ações individuais.
Temos como finalidade trazer a tona os
valores a questão da cidadania, estes nos ajudar promover sentimentos de estar
bem com o próximo independente da sua cor, da sua religião, raça, e etnia. Estes
valores que muitas vez, só ouvimos simplesmente falar, mas não conhecemos e nem
colocamos em prática.
Estamos vivendo em uma sociedade, onde os
valores morais estão cada dia mais distantes da vida das pessoas e muitas vezes
os são ignorados nas praticas diárias.
Os alunos chegam à escola com uma bagagem
trazida de casa e do meio em que se relaciona, sendo que esse meio muitas vezes
é violento e sem estrutura, e as crianças inconscientemente adquirem estes
mesmo valores que lhes são passados neste meio conturbado.
Frente a isto, percebe-se à importância de trabalhar
os valores e a cidadania a qual está ligada a um conjunto de direitos e deveres
que as pessoas que convivem em sociedade precisam cumprir. Ser cidadão é ter participação em um grupo
social, agir positiva e criticamente sobre o meio em que está inserido.Tanto para
as crianças os jovens adolescentes e os adultos tem que entender e perceber que
são agentes transformadores da sociedade, ao invés de apenas coadjuvantes no
processo de desenvolvimento social.
Para que se sintam como cidadãos, é
preciso que haja ações previamente elaboradas pelos professores, que visem
promover na escola atitudes de cidadania e de valores, para que eles sejam envolvidos
nas vivencias e reflitam sobre suas ações. Atividades em grupo, por exemplo,
fazem com que compreendam como é importante o bom convívio para que um trabalho
seja suscetível.
Situações reais, em que os alunos desenvolvam sua capacidade de agir
autonomamente, expressando suas opiniões, podendo sentir nas próprias atividades
a influencia de suas ações para o desenvolvimento do todo, isto desperta nos
mesmos uma consciência a cerca da cidadania e de dos valores autrora
esquecidos, pois essas ações, metodológicas, fazem com que possam assumir
princípios éticos reais, necessários para o seu crescimento e o da turma
também.
Os conteúdos de cidadania juntamente
ligados com os valores a serem trabalhados em sala de aula e de suma importância e valia, por isso o
professor pode discutir anteriormente com os alunos o tema, informar sobre a
importância, e expressar em suas ações pedagógicas, o que visam desenvolver nos
alunos, para que os estudantes percebam a importância de realizarem as mesmas
atitudes no cotidiano.
Os professores podem evidenciar ações que
anseiam desenvolver nos alunos, na sua própria prática diária na escola, pois
faz com que eles estudem sobre o tema, mas se envolvam no processo de
aprendizagem mutuamente.
A escolha do tema “Paz no mundo começa em mim” e o
Sub tema: Retomar os valores relegados ao esquecimento.Cultivar a paz é
missão de todos nós, pretende contemplar essas ações metodológicas durante
sua realização, construindo a aprendizagem sobre cidadania e os valores, conceitualmente,
com procedimentos que gerem nos alunos as atitudes desejadas em uma postura cidadã.
Os conteúdos poderão ser trabalhados interdisciplinarmente, o que é de grande valia
para a contextualização do tema com os alunos, fazendo uma ligação mais significativa
sobre o tema em questão.
Sub tema: Retomar os valores relegados ao esquecimento.Cultivar a paz é
missão de todos nós, pretende contemplar essas ações metodológicas durante
sua realização, construindo a aprendizagem sobre cidadania e os valores, conceitualmente,
com procedimentos que gerem nos alunos as atitudes desejadas em uma postura cidadã.
Os conteúdos poderão ser trabalhados interdisciplinarmente, o que é de grande valia
para a contextualização do tema com os alunos, fazendo uma ligação mais significativa
sobre o tema em questão.
Além da facilidade do trabalho
interdisciplinar relacionado ao tema, ele também citado nos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN), como um ótimo tema a ser abordado com as
crianças, pois os alunos precisam “compreender a cidadania como participação
social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis
e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e
repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito”
(2000, v.3, p. 107),
É
justamente essa compreensão de cidadania, participação social, direitos e
deveres, atitudes de cooperação e solidariedade, que se espera despertar nos educandos.
Por
isso, busca-se construir junto ao aluno, a consciência dos valores de conduta
desejáveis para que a ação cidadã obtenha bons resultados, dentro e fora da
escola, agindo sobre o meio de forma crítica e independente.
Aprender a ser cidadão e a ser
cidadão é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade,
responsabilidade, justiça, não-violência; aprender a usar o diálogo nas mais
diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da
comunidade e do País. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e
desenvolvidos pelos estudantes e, portanto, podem e devem ser ensinados na
escola (OIE, Ministério
da educação, Brasília, 2001,p. 13).
Enfim,
diante da defasagem escolar em relação aos valores morais e sociais, percebe-se
a necessidade de fortalecer os princípios de ética, convivência, respeito e
postura ativa frente à sociedade, inserindo os alunos em práticas educativas
que necessitem da ação autônoma, demonstrando o quanto ele interfere e é
importante para o desenvolvimento do meio em que vive, propiciando assim, transformações
não apenas no desenvolvimento cognitivo dos educandos, mas também em ações explícitas
relevantes e duradouras.
3.OBJETIVO GERAL
O objetivo deste é incentivar a
conscientização de alunos voltados para a prática da PAZ no sentido maior da
palavra, levando-os a perceber que a escola é uma instituição privilegiada e um
dos principais espaços para o fomento da cultura desta paz, sabedores de que
esta se constrói a cada dia por cada um de nós e que também reflitam sobre sua
postura e ações sócias, e apreendam o conhecimento resumido sobre cidadania,
compreendendo sua participação e interferências no meio social, visto que elas
são gentes transformadoras do meio, possuindo direitos e deveres que devem ser
efetivados no convívio social, para constituirmos uma sociedade mais justa e
igualitária cheia de amor e paz com o próximo.
4
SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES:
5 REFERÊNCIAS:
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental.
Parâmetros curriculares nacionais:... Brasília, 1997.
BRASIL, Ministério da Educação - Secretaria de Educação Fundamental. Ética e Cidadania no convívio
escolar. Brasília, 2001,pg 13)
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