Educação

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Plano de aula1

Tema: Conquistas e desafios da mulher no mercado de trabalho.

Área: Historia.

Objetivos:
·         Identificar e entender as transformações do papel social da mulher.
·         Interpretar texto.

Conteúdo: Evolução da mulher; Dia da mãe.

Desenvolvimento:
  • Introdução do projeto mãe; (o que é ser mãe?) e avisar que a semana de minha regência faremos uma pequena gincana de atividades e funções referente ao projeto.
  • Levantamento de conhecimento prévio referente ao tema;
  • Dialogo entre docente e discente;
  • Texto em grupo (historia da mulher) (em anexo A);
  • Cada grupo formulará três perguntas após começará um debate entre os grupos;
  • Prazer de casa no classificador um questionário.

Avaliação: Processual
 _____________________________________________________________________________________________________________________






História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas)

Objetivo da Data


Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.


Conquistas e desafios da mulher no mercado de trabalho.

Ao longo dos anos foram inúmeros os desafios para romper uma cultura em que
domésticas, cuidar dos filhos e do marido ou no máximo empreender atividades de cunho artesanal. As guerras, a consolidação do capitalismo e a incansável luta feminista durante séculos foram fatores determinantes para a sua evolução no mercado de trabalho e na sociedade em geral. As conquistas são imensas, vão desde a permissão para uso de calças compridas, ao direito não só de votar como de ser eleita para um governo. Aos poucos a classe feminina tem provado sua competência, profissionalismo, habilidade de trabalhar em equipe, criatividade e liderança, conquistando mais espaço e rompendo barreiras do preconceito.
          
 A submissão ao homem hoje vem cedendo espaço para executivas, presidentas, governadoras, líderes, jornalistas, engenheiras, mestres e doutoras e até mesmo mecânicas, atividade vista até pouco tempo como “exclusiva para homens”, apesar deste conceito machista ainda se fazer presente. A evolução tem partido desde a pedagogia escolar, onde aprendíamos que azul é para homens, e rosa é para mulheres, para a mídia e a sociedade que vem aprendendo aos poucos a divulgar e julgar com equidade as pessoas independentes do sexo no ambiente de trabalho. Segundo dados do IBGE, na década de 70, as mulheres representavam 21% da força de trabalho disponível no Brasil, já no último relatório de 2007 este índice subiu para 45%. 
A atual realidade não deixa de ser uma vitória, porém, há muito ainda a ser alcançado. A Constituição Federal determina que “todos são iguais perante a lei”, mas a discriminação ainda ultrapassa os limites da Constituição atingindo os diferentes âmbitos sociais, onde ainda perdura idéias arcaicas. É preciso mais respeito. As pessoas devem ser tratadas de forma igualitária, sem impor fragilidade e independente do sexo. Afinal, vivemos ou não numa democracia? Para quem consegue ser uma espécie de “malabarista” ao bravamente conciliar a enorme responsabilidade do trabalho, casa e família, sendo profissional, mãe e mulher com proatividade e intenso dinamismo, nada mais justo.
Conquista das mulheres:


·         O direito ao trabalho fora do lar;
·         O direito ao voto (1932);
·         Nos esportes (1924);
·         Entrar no mercado de trabalho;
·         Divórcio;
·         Poder ser eleita para o governo;
·         Evitar a gravidez (com contraceptivos);
·         Calças compridas;
·         Poder matricular-se em curso superior;
·   A mulher casada passa a ter os mesmos direitos do marido no mundo civil;
·   É livre para adotar ou não o sobrenome do marido;
·   Conquista o direito de fazer aborto em diversos países;
·   Pode fumar e beber;
·   Chega a cargos executivos;
________________________________________________________________________________________
Grupo:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Data: _______/_________/________________
Professora: _________________________________________

                             Prazer de casa
1. Com base no texto responda:
a) A mulher servia exclusivamente para desenvolver que atividades antigamente.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)   Em que ano se constitui o direito da mulher votar.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)  Cite três conquistas que as mulheres conquistaram.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Complete:
Aos poucos a _____________________________ tem provado sua________________,_____________________________,_______________________________________,___________________________ e____________________ conquistando mais espaço e rompendo barreiras do preconceito.



                       Plano de aula 2

Área: Historia.

Objetivos:
  • Identificar e entender as transformações do papel social da mulher.
  • Visualizar a importância do papel social da mulher.

Conteúdo: Evolução da mulher; Dia da mãe.

Desenvolvimento

  • Leitura do texto do prazer de casa: Conquista e desafios da mulher no mercado de trabalho (em anexo B)
  • Assistir um vídeo referente ao texto;
  • Discussão do vídeo; (o que retratar o vídeo? O que você achou de interessante? Vocês sabiam disso? Exponha sua opinião?);
  • Correção do questionário.

Avaliação:
A avaliação será através do processo contínuo de ensino-aprendizagem, a partir da observação, interação qualitativa na sala de aula e atividades propostas.
________________________________________________________________________________
                                             Plano de aula 1

Área: Geografia.

Objetivos:
  • Visualizar a importância da mulher no mercado de trabalho;
  • Discutir a relação de gênero em relação ao papel do homem e a mulher na sociedade;
  • Interpretar texto.

Conteúdo: funções das mulheres no mercado de trabalho.

Desenvolvimento:

·         Em roda de conversa o professor motivará aos alunos dizendo que para comemorar o Dia da Mulher, irão pensar nas diferentes atividades que as mulheres fazem.
  • Deixar que os alunos se expressem livremente, contando aos demais sobre a profissão de suas mães e de outras mulheres que vivem com eles. Ampliar a conversa chamando a atenção para as diversas profissões em que as mulheres atuam: advogadas, atrizes, bailarinas, cabeleireiras, cantoras, costureiras, cozinheiras, dentistas, desenhistas, domésticas, enfermeiras, engenheiras, jornalistas, lavadeiras, médicas, motoristas, passadeiras, professoras, secretárias, telefonistas, vendedoras, veterinárias, etc. Salientar que todas as profissões são importantes e fazem diferença na sociedade, além de estarem relacionadas entre si.
  • Dividir a sala em grupo de 5 alunos;
  • Distribui uma cópia da letra da musica há cada grupo de Chico Buarques. (feijoada).(Vide em  anexo C);
  • Colocar a musica para todos escutarem e prestarem a atenção na letra da musica;
  • Uma breve discussão sobre a musica e questionário no caderno com as seguintes questões: do que falar a canção? Vocês conhecem alguém que já viveu algo semelhante? Como vocês acham que irá terminar este almoço porque?....
  • Painel sobre as atividades domestica tradicionalmente realizado por homens e mulheres com os seguintes questionamentos: Se trocarmos os nomes de posições o homem no lugar da mulher e vice-versa será que essas tarefas poderiam ser realizadas dessa maneira;
  • Prazer de casa entrevista com a mamãe e montar um painel em grupo referente a musica de Chico Buarque comparando a mulher ontem e hoje.
Recursos:
·         Lápis;
·         Caderno;
·         cartolina.

Avaliação:
A avaliação será através do processo contínuo de ensino-aprendizagem, a partir da observação, interação qualitativa na sala de aula e atividades propostas.
 _____________________________________________________________________________________
Grupo:
____________________________________________________________________________________________________________
Data: _______/_________/________________
Professora: ______________________________________

Prazer de classe

Feijoada Completa
Chico Buarque


Mulher
Você vai gostar
Tô levando uns amigos pra conversar
Eles vão com uma fome que nem me contem
Eles vão com uma sede de anteontem
Salta cerveja estupidamente gelada prum batalhão
E vamos botar água no feijão
Mulher
Não vá se afobar
Não tem que pôr a mesa, nem dá lugar
Ponha os pratos no chão, e o chão ta posto
E prepare as lingüiças pro tira-gosto
Uca, açúcar, cumbuca de gelo, limão
E vamos botar água no feijão
Mulher
Você vai fritar
Um montão de torresmo pra acompanhar
Arroz branco, farofa e a malagueta
A laranja - Bahia ou da seleta
Joga o paio, carne seca, toucinho no caldeirão
E vamos botar água no feijão
Mulher
Depois de salgar
Faça um bom refogado, que é pra engrossar
Aproveite a gordura da frigideira
Pra melhor temperar a couve mineira
Diz que ta dura, pendura a fatura no nosso irmão
E vamos botar água no feijão.


Questionário

1. Do que fala a canção?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 2. Vocês já viveram ou conhecem alguém que já viveu algo semelhante?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 3. O que o marido da canção espera da sua mulher?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Vocês acham que ela vai se divertir?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Como vocês acham que irá terminar este almoço?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                                         Plano de aula 2

Área: Geografia.

Objetivos:
  • Visualizar a importância da mulher no mercado de trabalho;
  • Discutir a relação da mulher na esfera domestica e na esfera publica.          
  • Interpretar texto.

Conteúdo: funções das mulheres no mercado de trabalho.

Desenvolvimento:

  • Texto em grupo a mulher na esfera domestica e publica;
  • Exposição de idéias e opiniões;
  • Vídeo sobre as funções das mulheres no mercado de trabalho e uma entrevista;
  • Comparação do texto e o vídeo;
  • Apresentação do painel referente a musica de Chico Buarque “feijoada”;
  • Prazer de casa.
Recursos:
  • Aparelho de DVD;
  • Vídeo;
  • Cartolina;
  • Lápis;
  • Hidrocor e lápis de cor.
Avaliação:
A avaliação será através do processo contínuo de ensino-aprendizagem, a partir da observação, interação qualitativa na sala de aula e atividades propostas.
_____________________________________________________________________________________________ 



Discente: _______________________________________________
Data: _______/_________/_________________________
Professora: ______________________________________


                                                 PRAZER DE CASA

  1. ENTREVISTA COM A MAMÃE:
a)      SEU NOME:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)     QUANTOS FILHOS TÊM:               ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)      JÁ ENGRESSOU NO MERCADO DE TRABALHO?O QUE LEVOU A ISSO:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)     SUA PROFISSÃO ATUALMENTE:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e)      O QUE VOCÊ ACHAR DESSA NOVA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f)       VOCÊ ACREDITA QUE A MULHER DEVE LUTAR PELOS OS SEUS DIREITOS?SIM OU NÃO JUSTIFIQUE:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                                         Plano de aula 01

Aérea: matemática
Conteúdos: Operação matemática (multiplicação)
Objetivo:
·         Entender o funcionamento de diferentes algoritmos usados para resolver multiplicações;
·         Analisar diferentes modos de utilização dos números;
·         Criar estratégias próprias de resolução de problemas;
·         Realizar todas as multiplicações de uma linha, o mais rápido possível, a partir do numero escolhido.
Desenvolvimento:
  • Construa no caderno uma tabela com cerca onze colunas e seis linhas;
  • O professor ou colega escolherá um numero, que devera ser escrito no primeiro quadrinho vazio da primeira coluna, indicando que o jogo começou;
  • Você deve multiplicar esse numero por todos os números que se encontram na primeira linha colocando os resultados nos quadrinhos correspondentes;
  • O primeiro que terminar de fazer todas as multiplicações a professora corrigirá as operações na lousa.
Prazer de casa:
Resolução de multiplicação e tabelas.
Recursos:
  • Painel;
  • Tabela;
  • Papel oficio;
  • Pai
  • Lápis;
  • nel .

Avaliação:
A avaliação será através do processo contínuo de ensino-aprendizagem, a partir da observação, interação qualitativa na sala de aula e atividades propostas.
 _____________________________________________________________________________________

Discente: _______________________________________________
Data: _______/_________/_________________________
Professora: ______________________________________


                                                 PRAZER DE CLASSE

1º FAÇA AS MULTIPLICAÇÕES COM DIVERSOS ALGORITMOS A QUAL A PROFESSORA IRÁ DITA. SIGA O MODELO:



   NUMEROS:
X 2
X4
X8
X9
X10
X5
X6
X7
X3
PONTOS:
EX: 10
20
40
80
90
100
50
60
70
30
500






































































































OBS: CADA ACERTO VOCÊ GANHA CINCO PONTO

Discente: _______________________________________________
Data: _______/_________/_________________________
Professora: ______________________________________

                                                PRAZER DE CASA
1.      CONSTRUA NO CADERNO UMA TABELA  COM 11 LINHAS E 11 COLUNAS.ESCREVA OS NUMEROS DE 1 Á 10 NA PRIMEIRA LINHA E NA PRIMEIRA COLUNA.DEIXE O PRIMEIRO QUADRINHO EM BRANCO.VEJA O MODELO:




01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
01
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
02
02
04
06
08
10
12
14
16
18
20
03










04










05










06










07










08










09










10













OBS: FAÇA A MULTIPLICAÇÃO DOS NUMEROS DA 1º COLUNA PELOS OS NUMEROS DA 1ª LINHA E ANOTE O RESULTADO NO QUADRINHO CORRESPONDENTE AO CRUZAMENTO DAS LINHAS COM AS COLUNAS.

2. CRIE A MESMA TABELA COM VALORES DIFERENTES USANDO A CALCULADORA: SIGA         O EXEMPLO:




01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
10










100










1000












 _______________________________________________________________________________________________
                                 
            Plano de aula 02

Área: matemática
Conteúdo: Operação matemáticas ( adição, subtração,multiplicação.divisão).
Objetivos:
  • Perceber a presença de cálculo matemático em contextos diversos;
  • Criar estratégias próprias de resolução de problemas.
Desenvolvimento:
  • Iniciar a aula falando sobre o poema “matemática da mamãe”;
  • Separar a sala em grupos de cinco pessoas;
  • Apresentar o poema descrito em um cartaz na parede para ser trabalhado;
  • Cada grupo ficará com uma estrofe do poema para resolver;
  • Após atividade em classes com resolução de problemas. Sobre o dia das mães.
Recursos:
  • Painel;
  • Papel oficio;
  • Lápis;
  • Painéis.
Avaliação:
A avaliação será através do processo contínuo de ensino-aprendizagem, a partir da observação, interação qualitativa na sala de aula e atividades propostas.
 ____________________________________________________________________________________________


Matemática da Mamãe
~~~~~~~~~~~~~~~~~
Mamãe adiciona
Cuidados, ensinamentos,
Alegrias e esperanças.
Mamãe multiplica
Amizade, carinho,
Amor e afeto.
Mamãe subtrai
Aborrecimentos, apreensões,
Mágoas e tristezas.
Mamãe divide
Alimentos, agasalhos.
Abraços e beijos.
E a felicidade
de cada um de nós
é a prova real de todas
as suas operações.
De Maria Luísa R. Amorim



                               VALORES CORRESPONTES AOS SENTIMENTOS:


CUIDADO = 06
ENSINAMENTOS = 10
ALEGRIAS = 09
ESPERENÇA = 10
AMIZADE + AFETO = 05
CARINHO + AMOR = 09
ALIMENTAÇÃO + AGASALHOS = 1.000
ABRAÇOS + BEIJOS = 10

                                   E A FELICIDADE  EU PRECISO AINDA ENCONTRAR ( ?



                                                                                                           
Discente: _______________________________________________
Data: _______/_________/_________________________
Professora: ______________________________________
                                         
                                                    PRAZER EM CLASSE
                                              (RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS)

  1. JOÃO CRIOU UM PAINEL PARA DAR DE LEMBRANÇA PARA SUA MÃE COM DIFERENTES CARTÕES: OBSERVE QUANTOS CARTÕES DIFERENTES ELE CONSEGUIU FAZER:



   CANETA

PAPEL

       AZUL
            ROSA
            VERDE

            PARDO




     
        

       BRANCO

    
         



  1. RESPONDA:

a)      QUANTAS CORES DE CANETAS JOÃO USOU PARA FAZER OS CARTÕES: _______________
b)      QUANTOS CARTÕES DIFERENTES JOÃO CONSEGUIRAM FAZER: ______________________
c)      QUANTOS TIPOS DE PAPEL ELE USOU PARA FAZER OS CARTÕES: _____________________
d)     QUE OPERAÇÃO PODERIA REPRESENTAR A QUANTIDADE DE CARTÕES QUE JOÃO CONSEGUIU FAZER: _______________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________ 
Plano de aula1

Área: Língua Portuguesa

Objetivo:
  • Reconhecer o emprego adequado dos adjetivos;
  • Reconhecer a estrutura de receita poética.


Conteúdos: Adjetivos, Gênero textual receita.

Desenvolvimento:

  • Iniciar a aula perguntando o que adjetivo;
  • Explicar sobre os adjetivos explificando: quais são os adjetivos, para que serve e como usá-los;
  • Trabalhar a estrutura de uma receita;
  • Após entregar a cada aluno a receita da mamãe a qual é uma receita poética para fazer uma leitura juntamente com a docente
  • Logo em seguida pedir que cada aluno retire da receita da mamãe os adjetivos que nela encontrar e formar frases no caderno;
  • Pedir que dois a três alunos de dois exemplos que colocará no caderno para socializar com a turma;
  • Em seguida perguntar qual a diferente da receita da mamãe para uma receita culinária;
  • Para finalizar entregar a cada aluno uma atividade referente à mamãe e os seus adjetivos.
  • Prazer de cada pedir que cada aluno tragar para próxima aula  vários modelos de receita.

Recursos: lápis, caneta e caderno.

Avaliação:
A avaliação será através do processo contínuo de ensino-aprendizagem, a partir da observação, interação qualitativa na sala de aula e atividades propostas.
 _____________________________________________________________________________________________


Plano de aula 2

Área : Língua Portuguesa.

Objetivos: Ampliar os conhecimentos adquiridos sobre alimentação;
Coleta diferente receita e instruções de uso na cozinha;
Produzir um caderno de receita.

Conteúdos: gênero textual receita.

Desenvolvimento:

  • Levantamento de conhecimento prévio a partir de a seguinte perguntar: De que maneira poderemos organizar um caderno de receita?
  • Recordando como se az uma receita. Vocês sabem como se prepara algum prato culinário?
  • Levantamentos de possibilidades;
  • Produção de uma receita escolhidas pelos alunos para preparar para mamãe, descrever a mesma no caderno de receita.
Recursos: Papel oficio colorido, lápis, borracha, Hidrocor e lápis de cor.

Avaliação:
A avaliação será através do processo contínuo de ensino-aprendizagem, a partir da observação, interação qualitativa na sala de aula e atividades propostas.
 _____________________________________________________________________________________________

Plano de aula 1

Área: Ciência
Objetivos:
  • Entender sobre o desenvolvimento materno;
  • Saber que hábitos saudáveis podem contribuir para o bom desenvolvimento do bebê;
·         Entender como as atitudes podem influenciar a saúde.


Conteúdos: desenvolvimento materno (de onde vêm os bebês)

Desenvolvimentos:
·         Iniciar a aula trabalhando com o texto: De onde vêm os bebês de Bernard This e Claude Morand;
·         Levantamentos de possibilidades;
·         Explicar sobre o referente assunto com painéis ilustrados sobre desenvolvimento do bebê  no útero da mãe e cuidados necessário durante a gravidez;
·         Prazer em classe o texto de Graça Batituci “Nasci e sorri” apõe um questionário.

Recursos:
  • Painéis;
  • Atividade xerocopiada;
  • Lápis;
  • Caneta;
  • Caderno.
Avaliação:
A avaliação será através do processo contínuo de ensino-aprendizagem, a partir da observação, interação qualitativa na sala de aula e atividades propostas.
_______________________________________________________________________________________________
Plano de aula 2

Área: Geografia
 Objetivos:
  • Compreender a importância da família;
  • Reconhecer a importância da colaboração e união;
  • Refletir sobre o valores morais esociais.

Conteúdos: Família.

Desenvolvimento:
  • Levantamento de conhecimento prévio através de algumas perguntas: Como é composta sua família? E atualmente como é formada essa nova família? Por que devemos ter uma estrutura família.
  • Dialogo entre docente e discente;
  • Após um texto sobre família de Graça Batituci;
Prazer de classe um questionário baseado no texto acima.

Recursos:
·         Gravuras;
·         Lápis;
·         Caderno;
·         Papel oficio;
·         Caneta.
Avaliação:
A avaliação será através do processo contínuo de ensino-aprendizagem, a partir da observação, interação qualitativa na sala de aula e atividades propostas.
 ______________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário