Educação

segunda-feira, 1 de agosto de 2011



OBSERVAÇÕES FINAIS

As atividades desenvolvidas no ensino da matemática nas séries iniciais deve buscar levar o aluno a :
·   Compreender de forma global os números :
P  O que eles são…
P  Como se representam com objetos, dígitos ou em retas numéricas,
P  Como se relacionam uns com os outros,
P  Como fazem parte de sistemas que têm estruturas e propriedades
P  Como é que se usam números e operações para resolver problemas
P  A grandeza relativa e absoluta dos números.

·   Contar com compreensão e reconhecer “quantos” em conjuntos de objetos,
·   Compreender o sistema decimal de posição.
·   Usar múltiplos modelos para desenvolver compreensões iniciais do valor de posição e do sistema decimal de posição.
·   Ligar os nomes dos números e os numerais às quantidades que eles representam, usando diversos modelos físicos e representações.
·   Descrever classes de números de acordo com as suas características, tais como a natureza dos seus fatores.
·   Desenvolver um sentido dos números naturais, representá-los e usá-los de modo flexível, incluindo relacionar, compor e decompor números.
·   Procurar e explorar padrões numéricos em situações matemáticas e não matemáticas e o gosto por investigar relações numéricas, nomeadamente em problemas envolvendo divisores e múltiplos de números implicando processos organizados de contagem.
·   O reconhecimento e a utilização de diferentes formas de representação dos elementos dos conjuntos numéricos, assim como das propriedades das operações desses conjuntos.,
·   Usar números particulares como referência, como 100 ou ½..
·   Usar as relações entre as operações aritméticas para resolver problemas.
·   Desenvolver significados para os números naturais e representar e comparar quantidades com eles.
·   A aptidão para efetuar cálculos mentalmente, com os algoritmos de papel e lápis ou usando a calculadora, bem como para decidir qual dos métodos é apropriado à situação (eventualmente, combinações de estratégias mentais e de papel e lápis).
·   Ser capaz de explicar os seus métodos, compreender que existe sempre uma diversidade de métodos.
·   Ser capaz de calcular fluentemente e fazer estimativas razoáveis, julgando a razoabilidade dos resultados.
·   Compreender significados de operações e como elas se relacionam umas com as outras.
·   Compreender os efeitos de adicionar e subtrair números naturais.
·   Compreender vários sentidos para a multiplicação e divisão.
·   Compreender os efeitos de multiplicar e dividir números naturais.
·   Compreender situações que envolvem multiplicação e divisão, tais como grupos iguais de objetos e dividir em partes iguais.
·   Compreender e usar propriedades das operações, tais como a distributiva da multiplicação relativamente à adição.
·   Desenvolver uma compreensão de frações como partes de unidades, como partes de uma coleção, como localizações numa reta, e como divisões de números naturais.
·   Compreender e representar frações comumente usadas tais como
·   Reconhecer e gerar formas equivalentes de frações usualmente usadas, números decimais e percentagens.
·   Trabalhar com flexibilidade com frações, números decimais, percentagens para resolver problemas.
·   Comparar e ordenar eficientemente frações, números decimais, e percentagens e localizá-los aproximadamente na reta numérica.
·   Desenvolver sentido para percentagens maiores que 100 e menores que 1.
·   Compreender e usar razões e proporções para representar relações quantitativas.
·   Usar divisores, múltiplos, fatores primos e números primos entre si para resolver problemas.,
·   Compreender significados de operações e como elas se relacionam umas com as outras.
·   Compreender o significado e os efeitos das operações aritméticas com frações e decimais.
·   Usar as propriedades associativa e comutativa da adição e multiplicação e a propriedade distributiva da adição em relação à multiplicação para simplificar cálculos com números naturais , frações e decimais.,
·   Compreender e usar as relações inversas da adição e subtração, multiplicação e divisão.
·   Desenvolver e analisar algoritmos para calcular com frações e números naturais e decimais e desenvolver fluência no seu uso.
·   Desenvolver, analisar e explicar métodos para resolver problemas envolvendo proporções, tais como problemas de escalas e encontrar razões equivalentes.



TRABALHANDO COM NÚMEROS

TODAS AS IDADES
Músicas , histórias e quadrinhas ; parlendas :
EX : Indiozinhos ; A galinha da vizinha; Elefantes; Serra ,serra ; Um dois feijão com arroz ; A menina e o leite etc.
Contar histórias envolvendo números (solicitar que as criança representem com desenhos a história0
OUTRAS ATIVIDADES :
Jogo da memória ; contar objetos ( fazer coleções) ; contar os alunos da sala ; trabalhar com trem de números ( cantar a música : bota mão no meu ombro....); desenhar números em alto relevo : no chão e em fichas para a criança acompanhar andando ou com o dedo o traçado do número; Jogos : “Ta pronto seu lobo;  ( ou raposa), “Mamãe posso ir” ; fazer uma receita de bolo.; As ilhotas engole bolas  ; jogo do alvo; fazer colar e comparar, quadro de números .
4 A 6 ANOS :
Pular corda (cantando :  com quem você pretende se casar  se casar loiro, moreno ,careca, cabeludo , polícia , ladrão,soldado, capitão : um, dois, três , quatro ...) ; contar com os dedos ; Jogo de boliche ; bingo com dados ; bingo( fazer cartelas misturando figuras com algarismos); amarelinha; jogo do caco; dominó; trilha (papel ou chão); jogo de varetas; estimativas; trabalhar com o calendário; jogo dos pratinhos ( ou das caixinhas ) com dados ( tirar do pratinho ou da caixinha a quantidade de sementes, tampinhas, pedaços de canudo  etc indicadas no dado)
5  A 6 ANOS
CVL; ábaco; material dourado ; batalha dos números; encontrar antecessor , sucessor, palitinhos; criar histórias com números,ditado de números; composição e decomposição de números

AVALIANDO : RELAÇÃO BIUNÍVOCA CLASSIFICAÇÃO/SERIAÇÃO/SEQUÊNCIAÇÃO COMPARAÇÃO /RELAÇÃO DE INCLUSÃO CONSERVAÇÃO DE QUANTIDADE
1. Apresenta noções de grandeza, através de comparações: maior/menor; mais fino/mais grosso; mais alto/ mais baixo; mais curto/mais comprido; etc. ?



2. Ordena elementos de uma coleção através de uma série ou de uma seqüência?


3. Compara quantidade de elementos de duas coleções ?


4. Estabelece relações de semelhança ou diferença entre elementos de uma coleção; estabelece a relação de pertinência entre um elemento e um grupo ?


5. Organiza grupos de elementos de acordo com um dado critério, descobre o critério utilizando em uma classificação ? 
AVALIAÇÃO: NÚMEROS E OPERAÇÕES
Contagem -O Número – O Numeral – O Algarismo (Grupos 4-6)

1. Recita na ordem convencional?
2. Quais são os erros recorrentes na contagem oral
3. Evidencia percepção de regularidade numérica? Qual?
4. Continua a contagem a partir de um número diferente de 1?
5. Toca os objetos ao contar?
6. Conta duas vezes o mesmo objeto?
7. Deixa de contar algum objeto?
8. Separa os objetos já contados dos que ainda não foram contados?
9. Ao terminar a contagem, sabe quantos objetos há no total?
10. Ordena os números? De qual critério utiliza para ordenar os números?
11. Identifica os números que estão faltando num quadro numérico?
12. Identifica os números baseando-se na contagem?
13. Identifica os números anteriores e posteriores?
14. Reconhece as quantidades de 1 a 9, utilizando de maneira correta os símbolos (numerais) orais e escritos (algarismos), correspondentes à quantidade? (grupo 4-5)
15. Reconhece o símbolo ZERO oral e escrito e seu significado. Representa e lê números naturais menores que cem (ou mil); maiores que cem (ou mil)?  (grupo 5 em diante).

AGRUPAMENTOS E TROCAS (grupo 6 em diante)

1. Utiliza com compreensão o processo de agrupamentos e trocas, em diversas ordens ?
2.  Compreende o processo de agrupamentos e trocas na base 10 (unidade, dezena) ?
3. Decompõe um número natural menor que mil, em suas unidades das diversas ordens ?
4. Compõe e decompõe maior que mil (unidade, dezena, centena, milhar), em unidades de diversas ordens.


FATOS FUNDAMENTAIS
ADIÇÃO
1. Identifica a ADIÇÃO em situação /problema que envolva a idéia de “JUNTAR” e TRNSFORMAR ? . ( Todos os grupos)
2. Conhece e compreende os fatos fundamentais da ADIÇÃO ( a partir do grupo 5) .
3. Utiliza as propriedades da ADIÇÃO, em cálculos com duas ou mais parcelas (embora sem utilizar os nomes dessas propriedades – exemplo: comutativa, comparativa, etc ( a partir do 2º ano).
4. Compreende a posição numérica de decompor o valor da dezena pela unidade(ao subir o numero da dezena) ( a partir do 1º ano).
5. Resolve o algoritmo da adição sem reserva e com reserva ( a partir do 1º ano)
SUBTRAÇÃO
1. Identifica a SUBTRAÇÃO em situação/problema relacionada às idéias de: tirar, comparar, completar, transformar? (a partir do 1º ano)
2.Conhece e compreende os fatos fundamentais da SUBTRAÇÃO, relacionando-os à ADIÇÃO (entende que uma operação é inversa da outra) ? ( a partir do 1ºano)
3. Utiliza as propriedades da SUBTRAÇÃO, em cálculos com duas ou mais parcelas (embora sem utilizar os nomes dessas propriedades) ( a partir do 1ºano)
4. Aplica com compreensão as técnicas operatórias (algoritmos) com números maiores que 10 e maiores que 100? ( a partir do 1ºano).
MULTIPLICAÇÃO / DIVISÂO
  1. Identifica a Multiplicação / Divisão em situação/problema relacionada aos seus diversos signficados ?
3. Utiliza as propriedades da Multiplicação/divisão  em cálculos com duas ou mais parcelas (embora sem utilizar os nomes dessas propriedades) ( a partir do 1ºano)
4. Aplica com compreensão as técnicas operatórias (algoritmos) da Multiplica/divisão

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ( todos os grupos)

1.Resolve problemas fazendo uso de desenhos o símbolos

2.Faz pequenos cálculos mentalmente ?

3.Compreende o que é solicitado no problema ?

4. Verbaliza o raciocínio utilizado ?

5. Estima resultados ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário