Educação

terça-feira, 26 de abril de 2011

Plano de Aula
Tema
Meio Ambiente
Objetivo Geral:
Estimular mudanças prática de atitudes e hábitos com relação ao meio ambiente e seus recursos naturais. Promovendo a conscientização e valorização das mais inocentes ações realizadas contra o meio
Resultados Previstos:
·        Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo o mundo social e natural
·        Formular perguntas
·        Imaginar soluções
·        Manifestar opiniões próprias
·        Buscar informações e confrontar idéias
1- Lingüística:
Lançar uma pergunta norteadora sobre o que devemos fazer para então promover exemplo de uma vida mais saudável com relação ao meio ambiente.
2 - Visuo – Espacial:
Levar os alunos a uma visita em torno da própria escola para exploração do espaço, e observação de diferentes paisagens.
3 - Musical:
Solicitar aos alunos em uma ação coletiva que componham em uma poesia utilizando as informações coletadas durante a visita, que pode ser lida ou contada.
4 – Interpessoal:
- Realizar uma dinâmica com todo o grupo. “Dinâmica do Arco-Íris.” Cada aluno escolherá cinco tiras de papel colorido.  Cada um irá colar em uma cartolina formando um Arco Íris.
Na primeira tira tem escrito uma pergunta, qual a sua relação com os seguintes itens: água, ar, lixo, natureza. As palavras estarão escritas no quadro, cada um vai escrever no seu arco-íris. Sua relação é amorosa, respeitosa, compreensivo, age sempre respeitando algum critério. No final se a, maioria das respostas for positiva você consegue harmonizar bem sua maneira de ver, julgar e agir.
5 – Intra–Pessoal: O professor deve relacionar os conhecimentos prévios dos alunos com o novo. No intuito de que os alunos possam apresentar atitudes de valorização, respeito ao meio ambiente, a diversidade de opiniões dos demais colegas. Para adoção de praticas que garantam a sustentabilidade de todos os seus atos e ações.
6 – Lógico – Matemática: O professor pede aos alunos que listem dez ou mais ações saudáveis ao meio ambiente. Cada um deve socializar com o grupo.
7 -  Sinestésico – Corporal: Os alunos deverão montar dois cartazes, usando cartolinas. 1º com aspectos positivos para preservação do meio ambiente. 2º aspectos negativos, utilizando figuras de revistas colocando-as nas cartolinas.
8 – Naturalista:
O professor deve propor aos alunos o cultivo de uma planta para que preste atenção nas mudanças das estações. E tornem cidadãos conscientes sobre o meio ambiente e sua importância

Recursos:
Papel colorido de vários tons cola, canetas, cartolinas, quadro, piloto, figuras de revistas.

Grupo de compras
Objetivos previstos: ler e interpretar textos; buscar no texto informações relevantes para resolução de problemas; medidas de tempo; planejamento de estratégias para resolver problemas.

Muitas famílias estão se organizando para fazer compras em grupos, para conseguir preços mais baratos, especialmente em frutas, verduras e legumes. Elas estão formando um grupo de compras. Para formar um grupo de compras, em primeiro lugar é preciso reunir cerca de dez famílias entre vizinhos, amigos e parentes para fazer compras mensais ou semanais sempre em conjunto. Definidos os integrantes, eles devem reunir-se para decidir que tipos de produtos comprar e em que quantidade. Se houver muita discrepância de gostos o sistema pode não funcionar. A cada semana ou mês, uma família fica responsável por pesquisar preços e fazer as compras. Embora essa seja a parte mais trabalhosa do processo vale lembrar que cada família só voltará a assumir esse compromisso depois que todas do grupo tiverem feito o mesmo. 

a)     Leiam, discutam o texto e pesquisem os significados de palavras desconhecidas.

·        Discrepância-discórdia, discordância, discordar de, não estar de acordo com, não ter o mesmo pensamento sobre, estar em desacordo, pensar diferente.

b)     Encontrem uma solução para o seguinte problema: se dez famílias se reúnem para realizar compras mensais, conforme aparece na notícia, e uma família ficou responsável pelas compras do mês de abril, quando voltará a fazer as compras novamente? E se as compras fossem semanais? E se fossem apenas 5 famílias?

·       As compras sendo realizadas por mês a família só iria comprar novamente em Fevereiro.
·       Se fossem semanais a família comprando na 1° semana de Abril só iria comprar novamente na 2° semana de Junho.
·       Com apenas 5 famílias no grupo a família que realizasse as compras em Abril só retornaria as compras em Setembro.
·       Fazendo as compras por semana a primeira família das 5 só retornaria as compras na 2° semana de Maio.

c)     Imaginem que fazem parte de um grupo de compras. Elaborem um planejamento de ações para que o grupo funcione.

·       Anotar em uma tabela os dias em que cada membro do grupo irá ser o responsável pelas compras.
·       Buscar sempre comprar as coisas que a maioria do grupo tem em comum, para facilitar a compra e o funcionamento do grupo.
·       Apesar de cada família ser responsável pela compra uma vez até que todos façam, ela também pode fornecer informações, sobre preços aos quais teve interesse e/ou acesso, ajudando assim a família responsável a ter mais informações e opções de escolha.
·       Elegria um lider para organizar o grupo em setores, como por exemplo: seror de pesquisa, setor de arrecadação de valores, setor de conferência e setor de entrega. Pois cada membro da família ficaria responsávél por um setor e com isso ninguém ficaria sobrecarregado.

d)     Usem encartes de supermercados que vêm nos jornais para planejar custos do grupo de compras organizados por vocês.
Valor por família: 58,00
Valor total arrecadado: 580,00

e)     Os objetivos previstos para a atividade foram contemplados? Justifique.

·        Sim, o grupo conseguiu resolver o problema, sempre buscando discutir para conseguir o melhor resultado. Porque cada problema apresentado, os alunos deverão ler duas ou mais vezes o texto, entende-lo e demonstrar habilidades estratégicas para resolvê-los com mais certeza. Com isto ele irá usar os termos matemáticos: experimentação; estratégia; habilidade de compreender informações.
f)       A proposta da atividade apresenta as características de um ambiente de resolução de problemas? Justifique com base nos textos estudados.

·        Sim. A atividade é muito rica, pois existem situações onde deve ser abordada a resolução de conflitos pessoais como, por exemplo, a questão da decisão do que comprar para não haver uma diferença muito grande dos gostos, trata também da resolução de problemas matemáticos, a Linguagem está muito presente, nas discussões sobre as tomadas de decisão, atitudes responsáveis, e a pesquisa. A atividade gera vários temas para discussão onde a resolução de problemas matemáticos é o objetivo principal, mas foi trazido de uma forma mais dinâmica.
Como Carraher afirma as crianças com 10-11 anos, por já terem acompanhado os pais em feiras ou quaisquer outras situações matemáticas, desenvolvem a inteligência, resolvendo mais facilmente a resolução de problemas que envolvam compra e venda. A atividade ao trazer uma situação comum na vida dessas crianças e envolvendo-os como participantes da situação, faz com que este experimente aquela realidade e se disponha a resolvê-la.






Nenhum comentário:

Postar um comentário